SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A chinesa Meituan começa a atuar com serviço de delivery em São Paulo, com sua marca Keeta, acirrando a guerra no setor contra iFood e 99Food.
Keeta chega a São Paulo após testes em Santos e São Vicente. O serviço começa a funcionar nesta quarta-feira (26) na cidade. A Keeta chegou ao país oficialmente em 30 de outubro com operação no litoral paulistano. Logo na estreia, a companhia terá parcerias com a rede de fast-food Bob’s e a hamburgueria Seven Kings.
O serviço também estará em mais 7 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. São elas: Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, Itaquaquecetuba, Osasco, Diadema e São Caetano do Sul.
BRIGA ANTES DA ESTREIA
Mesmo antes de chegar, a Keeta processou a 99Food por concorrência desleal. Controlada pela Meituan, a companhia acusou a 99Food de ter oferecido dinheiro para ter exclusividade com restaurantes uma das cláusulas envolvia impedir a entrada da Keeta, mas não impedia o iFood, que é líder do mercado.
Em outubro, o TJ-SP derrubou as cláusulas de exclusividade. O juiz Fábio Henrique Prado de Toledo disse que a conduta da 99Food era ilícita e que violava “princípios constitucionais e legais da concorrência”. A 99 informou que vai recorrer e afirmou que contratos de exclusividade parcial são importantes para competir contra um player que tem 80% do mercado caso do iFood.
Mercado de delivery está aquecido. A 99Food reestreou no Brasil, enquanto a Meituan, com a Keeta, está chegando aos poucos. A 99 disse que investiria R$ 1 bilhão no país, e a Meituan informou que investiria R$ 5,6 bilhões em 5 anos no Brasil. O líder iFood disse que vai investir R$ 17 bilhões até março de 2026, enquanto a Rappi informou que faria um aporte de R$ 1,4 bilhão no mercado brasileiro até 2028.
Meituan chega ao Brasil com a fama de ser a maior empresa de entregas do mundo. Em seu continente de origem, a Ásia, conta com 770 milhões de clientes, tendo acumulado uma receita global de US$ 46 bilhões no ano passado.