Sentimento sobre economia esta melhorando na região, aponta ING

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 27 de novembro de 2025 – O indicador de sentimento econômico da Comissão Europeiasubiu levemente em novembro, marcando o terceiro aumento mensal consecutivo. As expectativas depreços de venda avançaram em todos os setores, sinalizando ao Banco Central Europeu (BCE) quenovos cortes de juros não são necessários. A avaliação faz parte de relatório divulgado peloING.

Em novembro, o indicador de sentimento econômico subiu para 97, ante 96,8 em outubro. No entanto, aconfiança industrial recuou, principalmente devido à queda nos pedidos – especialmente deexportação. “Fatores como tarifas mais altas dos EUA e um euro forte tornam o crescimento dasexportações menos previsível. Ao mesmo tempo, as avaliações de estoques caíram ao menor níveldesde maio, o que pode abrir espaço para maior produção no início do próximo ano”, completa orelatório..Enquanto isso, o setor de serviços registrou seu nível de confiança mais alto em mais de um ano,com o varejo e a construção também mostrando avanço. O sentimento na construção alcança agoraseu nível mais forte desde junho de 2023. As expectativas de emprego apresentaram um quadro misto:melhoraram no varejo e na construção, mas caíram nos serviços e na indústria. Como esperado, aconfiança do consumidor permaneceu estável em novembro.

Os dados de inflação ainda mostram certa rigidez. As expectativas de preços de venda subiramacima da média de longo prazo em todos os setores, e os consumidores esperam aumentos de preçosmais rápidos nos próximos meses. Embora a queda nos preços de energia possa em breve puxar ainflação geral para abaixo de 2%, os números de hoje indicam que a inflação subjacente devedesacelerar apenas gradualmente.

“Diante dessas tendências, o BCE provavelmente manterá as taxas de juros inalteradas: não hánecessidade de mais estímulos, e a inflação não justifica novas medidas monetárias agressivas”,completa o ING.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo