Ações devem abrir em alta, sob efeito de balanços empresariais, redução na tensão Powell-Trump e tarifas

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 17 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta quinta-feira em alta, com os investidores analisando os efeitosda divulgação dos balanços empresariais, a redução nas tensões entre Donald Trump e opresidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, e notíciassobre tarifas comerciais.

As fabricantes de chips dos EUA subiram no pré-mercado após a TSMC, o principal produtormundial de chips avançados de IA, ter registrado um lucro trimestral recorde, dizendo que a demandapor inteligência artificial estava ficando mais forte. As ações listadas nos EUA da TSMC sobem3,8%, as da AMD sobem 0,5%, e as da Nvidia sobem 0,6%. As da Netflix sobem 0,6%, antes dadivulgação do seu balanço, que acontece após o fechamento dos mercados.

Já a United Airlines caiu 2,5% depois que a companhia aérea norte-americana sinalizou umimpacto em seus lucros do terceiro trimestre devido a problemas operacionais no aeroporto de Newark.

“O mercado está subestimando o potencial de uma grande superação dos lucros nos EUA nosegundo trimestre. Dados recentes sobre a atividade econômica mostram poucos sinais de fraquezapreocupante”, disseram analistas do HSBC.

Do lado dos rumores de que Trump estaria para demitir Powell da liderança do Fed, o mercadodemonstra preocupação, já que isso pode indicar uma perda da independência do banco centralnorte-americano.

“Isso não é um boato que os traders ignoraram. Foi tratado como um cenário real”, diz NigelGreen, CEO da deVere Group. “Os mercados se moveram porque agora enxergam o controle político doFed como uma possibilidade genuína”.

“A percepção sobre a possibilidade de um presidente em exercício remover o chefe do bancocentral dos EUA, especialmente por discordâncias de política monetária, passou de ‘impensável’para uma ameaça levada a sério nos mercados e círculos políticos, e isso tem consequênciasprofundas”, acrescenta.

Do ponto de vista das tarifas comerciais, Trump disse ao Real America’s Voice na quarta-feiraque os EUA estão se aproximando de um acordo com a India e podem em breve chegar a um acordotambém com a Europa.

O principal negociador comercial do Japão, Ryosei Akazawa, conversou com o secretário deComércio dos EUA, Howard Lutnick, sobre as taxas, para evitar uma tarifa de 25% que será imposta amenos que um acordo seja fechado até o prazo final de 1º de agosto.

Durante a conversa telefônica de 45 minutos, os dois lados “reconfirmaram a posição um dooutro sobre as medidas tarifárias dos EUA e se envolveram em uma conversa profunda”, disse ogoverno japonês em um comunicado, acrescentando que Tóquio continuaria o diálogo com Washington.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 10h05 (de Brasília):

Dow Jones: +0,03%, 44.471,00 pontosNasdaq 100: +0,30%, 23.146,50 pontosS&P 500: +0,18%, 6.314,50 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo