São Paulo, 17 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeu operam emalta nesta quinta-feira. O movimento é impulsionado por resultados corporativos acima do esperado epela expectativa em torno das negociações comerciais entre a União Europeia (UE) e os EstadosUnidos.
Na Suíça, as ações da ABB disparavam 7,9% em Zurique após a multinacional de engenhariareportar lucro acima do previsto, impulsionado por um volume recorde de encomendas no trimestre. Odesempenho favorável refletiu positivamente nas concorrentes do setor: Schneider Electric, daFrança, avançava 5,7%, enquanto a alemã Siemens ganhava 3%, colocando as três entre os destaquesde alta do índice pan-europeu Stoxx 600.
Outro destaque do pregão vinha da Suécia, onde os papéis da Volvo Car subiam 9,2% emEstocolmo, após a montadora divulgar lucro e margem operacionais levemente superiores àsestimativas de mercado.
No campo geopolítico, os investidores acompanham a visita do principal negociador comercial daUnião Europeia, Maros Sefcovic, a Washington. Ele se reúne com o secretário de Comércio dos EUA,Howard Lutnick, e o representante comercial Jamieson Greer. Caso as partes não cheguem a um acordoaté o fim do mês, o bloco europeu poderá enfrentar tarifas de até 30% a partir de 1º de agosto.
O sentimento positivo no mercado também reflete declarações do presidente dos EUA, DonaldTrump, que na véspera negou rumores sobre uma possível demissão do presidente do Federal Reserve,Jerome Powell – o que ajudou a aliviar tensões entre investidores.
Entre os indicadores econômicos, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês)da zona do euro registrou aceleração anual para 2% em junho, segundo revisão divulgada nestamanhã pela Eurostat. O dado veio em linha com a meta de inflação do Banco Central Europeu (BCE).
“Com a decisão de junho de cortar a principal taxa de juros para 2%, o BCE acreditava estar emuma ‘posição confortável’, apostando em uma política monetária típica de ‘esperar para ver’ aolongo dos próximos meses”, diz Carsten Brzeski, chefe global de macro do ING.
Porém, segundo ele, “a ‘posição confortável’ do BCE tornou-se um pouco menos tranquilarecentemente, devido à nova ameaça de tarifas contra a Europa e ao fortalecimento contínuo doeuro”. “A reunião da próxima semana, que inicialmente parecia um respiro de verão, tornou-se bemmais interessante”, destaca Brzeski.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus às 9h57 (horário deBrasília):
FTSE-100 (Londres): +0,33%; 8.955,61 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,90%, 24.225,07 pontosCAC-40 (Paris): +1,05%, 7.803,45 pontosFTSE MIB (Milão): +0,55%; 39.981,1 pontosIBEX-35 (Madri): +0,61%, 13.970,90 pontosSMI-20 (Zurique): +0,29%; 11.945,42 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,12%, 7.703,01 pontos
Larissa Bernardes / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA