Uerj lança graduação em engenharia de energias renováveis

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) anunciou nesta sexta-feira (18) a abertura de graduação sobre engenharia de energias renováveis. É o primeiro curso da universidade voltado para o tema.

O vestibular estadual vai oferecer 40 vagas por ano, com entrada semestral a partir de 2026.

Segundo a Uerj, o aluno, ao final do curso, vai estar apto a projetar e implementar usinas renováveis e sistemas de armazenamento de energia, conectar usinas ao sistema elétrico e analisar dados de vazão de rios, ventos e radiação solar.

O currículo da nova graduação foi elaborado com contribuições dos departamentos de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente e Engenharia Elétrica da Uerj.

“O aluno poderá se dedicar ao empreendedorismo ou trabalhar no mercado de energia, setor elétrico, microgeração e minigeração de energia limpa, pesquisa e inovação, intervenções de eficiência energética, startups e empresas de tecnologia, órgãos públicos, ONGs, consultorias e setor industrial”, afirma Paulo Eduardo Darski Rocha, professor do departamento de engenharia elétrica, responsável por coordenar o currículo.

“Iniciativas voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa e ao cumprimento dos compromissos assumidos em acordos internacionais tornam urgente a formação de especialistas preparados para enfrentar os desafios.”

O currículo da graduação prevê 10% da carga horária para atividades de extensão. O curso terá duração de cinco anos, com aulas em turno integral no campus principal da universidade, no Maracanã, zona norte do Rio.

As inscrições para o vestibular da Uerj estão abertas até o dia 4 de agosto. A primeira fase de provas está marcada para o dia 31 de agosto.

No ano passado, a USP (Universidade São Paulo) criou um centro de inovação para transição energética, ligado à faculdade de engenharia, e abriu disciplina sobre transição energética.

As primeiras turmas para a disciplina optativa foram abertas em dezembro. Nas aulas, disponíveis aos alunos de todos os cursos de graduação da universidade, são abordados conteúdos sobre energia limpa.

Voltar ao topo