São Paulo, 31 de janeiro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta sexta-feira em alta, enquanto os investidores avaliam osrelatórios de lucros de empresas renomadas, como Apple, e a divulgação de dados sobre ainflação.
O foco está na Apple, cujas ações avançaram 4% no pregão estendido após a companhiasuperar as expectativas dos analistas da LSEG em ambos os indicadores financeiros do primeirotrimestre fiscal. Embora a empresa tenha registrado vendas abaixo do esperado no segmento deiPhones, a receita proveniente de serviços se destacou positivamente.
As ações da Intel e da KLA também mostraram ganhos, subindo 1% e 5%, respectivamente,impulsionadas por lucros superiores às previsões. Fora do setor de tecnologia, os papéis daDeckers Outdoor caíram cerca de 15% após a empresa revisar suas projeções de receita anual paraníveis ligeiramente abaixo das estimativas de Wall Street.
Em relação à inflação, o índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla eminglês) de dezembro – a principal medida acompanhada pelo Federal Reserve (Fed, o banco centralnorte-americano) – registrou um aumento de 0,3% em comparação a novembro e de 2,6% na comparaçãoanual. Embora a variação anual tenha ficado em linha com as previsões dos economistas, elarefletiu uma aceleração frente à taxa de 2,4% observada no mês anterior, gerando preocupaçõessobre a resistência da inflação. Excluindo alimentos e energia, o núcleo do PCE avançou 0,2% nomês e 2,8% em termos anuais.
“Agora, muito depende de vermos alguma repetição do aumento nos preços no início do anopassado. Se estivermos corretos em nossa crença de que não há sazonalidade residual em jogo, ataxa de inflação anual do núcleo do PCE deve cair de forma acentuada nos primeiros meses desteano. No entanto, além disso, o crescente risco de que Trump imponha tarifas um pouco antes do queestamos assumindo representa um risco de alta para a inflação”, diz Paul Ashworth,economista-chefe para a América do Norte da Capital Economics.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 10h57 (de Brasília):
Dow Jones: +0,24%, 45.168,00 pontosNasdaq 100: +0,80%, 21.797,00 pontosS&P 500: +0,45%, 6.127,00 pontos
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA