Ações devem abrir em campo misto; traders aguardam decisão do Fed

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 18 de dezembro de 2024 – Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidosdevem abrir o pregão em campo misto nesta manhã de quarta-feira. Os traders estão aguardando adecisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre as taxas de juros emdezembro.

A decisão de política monetária do Fed será divulgada às 16h (horário de Brasília).Atualmente, os traders precificar uma chance de 95% de que o banco central corte as taxas de jurosem 0,25 ponto percentual (pp), de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.

Os investidores também estarão atentos ao Resumo de Projeções Econômicas dos formuladores depolíticas do Fed e à coletiva de imprensa do presidente Jerome Powell, buscando pistas sobre o quepode acontecer nos próximos meses. Espera-se amplamente que o banco central reduza as expectativasde novos cortes de juros no próximo ano, especialmente com a inflação permanecendo resistente.

Acho que veremos um corte. Mas acredito que a linguagem e o tom serão provavelmente tão durosquanto vimos de Powell em algum momento, disse Ross Mayfield, estrategista de investimentos daBaird. Embora eles não devam agir com base em políticas ainda não implementadas, acho queestarão hesitantes em se comprometer, por exemplo, com mais de quatro cortes de juros em 2025,considerando tantas incertezas.

Nesse sentido, comentários mais rígidos nesta quarta-feira podem preparar o terreno para uma quedadas ações. No entanto, Mayfield acrescentou que está otimista, observando que a volatilidade emtorno das reuniões do Fed geralmente não dura muito.

Vimos alguns movimentos significativos em dias de anúncios de mudanças de políticas pelo Fed – eesses movimentos foram posteriormente revertidos, com ganhos devolvidos ou perdas reduzidas.Portanto, não estou excessivamente preocupado com o que acontecerá imediatamente após o anúnciode amanhã, acrescentou.

Os futuros vinculados ao índice Dow Jones subiram 133 pontos, ou 0,3%. Ontem, o Dow caiu 267,58pontos, ou 0,61%, marcando uma sequência de nove dias de perdas, a mais longa desde 1978. Caso oDow caia por um décimo dia consecutivo nesta quarta-feira, será sua pior sequência de perdasdesde uma queda de 11 dias em 1974.

A pior fase do Dow em 46 anos foi causada principalmente por uma mudança de ações de empresas davelha economia para ações de tecnologia, setor subponderado no índice centenário em comparaçãocom métricas de mercado mais amplas. Apesar da sequência negativa, o Dow está a menos de 4% de umrecorde histórico. Outros indicadores do mercado mantêm desempenho positivo este mês: o S&P 500está no verde em dezembro, a cerca de 1% de sua máxima histórica, enquanto o Nasdaq subiu 4,6%este mês com investidores migrando para ações de tecnologia e deixando de lado o Dow.

A Nvidia, que entrou em território de correção no início desta semana, recupera-se nopré-mercado de hoje, com alta de quase 3%. A empresa de chips entrou no Dow no mês passado. ABroadcom, ação de chips que recebeu grandes fluxos de investimento este mês enquanto investidoresabandonavam a Nvidia, estava em queda no início das negociações de hoje.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidos porvolta de 10h56 (de Brasília):

Dow Jones: +0,31%, 44.102,00 pontosNasdaq 100: -0,04%, 22.305,75 pontosS&P 500: +0,14%, 6.136,00 pontos

Erika Kamikava – erika.kamikava@cma.com.br

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo