Ações devem fechar em alta após valorização da Palantir e com traders de olho no comércio global

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 4 de fevereiro de 2025 – Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidosdevem fechar o pregão em alta nesta terça-feira, impulsionados por uma forte valorzação daPalantir, enquanto Wall Street busca estabilidade após os últimos desdobramentos no comércioglobal.

As ações da Palantir subiram 23% após a empresa divulgar balanço do quarto trimestre acima dasexpectativas dos analistas, atingindo um novo recorde. Outras gigantes da tecnologia, como a Nvidia,acompanharam o movimento, com ações subindo quase 2% durante a sessão.

O governo chinês anunciou tarifas de até 15% sobre importações de carvão e gás naturalliquefeito (GNL) dos Estados Unidos e um aumento de 10% nas taxas sobre petróleo bruto,equipamentos agrícolas e alguns veículos. As tarifas entram em vigor em 10 de fevereiro.

A medida veio após os Estados Unidos suspenderem a aplicação de tarifas mais agressivas contra oCanadá e o México. O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau anunciou ontem que Trump concordouem adiar por 30 dias a implementação das tarifas contra o Canadá. No mesmo dia, a presidentemexicana Claudia Sheinbaum confirmou que os impostos sobre as exportações do México para osEstados Unidos também foram suspensos por um mês.

As bolsas estão se recuperando após uma sessão volátil ontem. Os índices haviam caídofortemente após Trump assinar uma ordem para impor tarifas de 25% sobre o México e o Canadá,além de um imposto de 10% sobre a China. No entanto, os investidores reagiram positivamente àdecisão de pausar as tarifas sobre o México, o que ajudou os índices a fecharem longe dasmínimas do dia. Mesmo assim, as perdas permaneceram na segunda-feira.

Jay Hatfield, da Infrastructure Capital Advisors, acredita que os investidores estão “negativosdemais” em relação às tarifas e que a valorização do dólar pode compensar parte dos impactos.Ele mantém uma previsão otimista para o S&P 500, projetando que o índice chegue a 7.000 pontosaté o fim do ano um potencial de alta de quase 17% em relação ao fechamento de segunda-feira.

“Essas são tarifas políticas, não econômicas. Elas não vão durar, disse Jay Hatfield, CEO daInfrastructure Capital Advisors.

Ele acredita que, no final, os Estados Unidos acabarão adotando tarifas de 5% a 10% sobre a maioriados bens importados, um nível que considera “tolerável”.

Hatfield também afirmou que a política tarifária pode se estender à União Europeia e ao ReinoUnido, citando a recente ameaça de Trump de impor tarifas aos dois blocos.”As pessoas vão surtar, mas depois vão perceber que, na verdade, estamos arrecadando receita comisso, disse Jay Hatfield. O mercado segue atento a novos desdobramentos, enquanto os investidorestentam entender o impacto de longo prazo dessas medidas na economia global.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos por volta de17h37 (de Brasília):

Dow Jones: +0,32%, 44.561,55 pontosNasdaq 100: +1,21%, 19.631 pontosS&P 500: +0,70%, 6.037,10 pontos

Erika Kamikava – erika.kamikava@cma.com.br

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo