Ações fecham em alta após Trump adiar tarifas ao Canadá e México; China anuncia retaliação

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 4 de fevereiro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta terça-feira em alta, impulsionados pela decisão do presidente dos EstadosUnidos, Donald Trump, de adiar tarifas sobre produtos do Canadá e do México e pela expectativa deum possível acordo comercial entre Washington e Pequim.

Na segunda-feira, Trump fechou acordos provisórios para suspender por um mês a aplicação detarifas de 25% sobre produtos canadenses e mexicanos, após compromissos dos dois países emreforçar a vigilância fronteiriça para conter o tráfico de drogas e a imigração ilegal.

Agora, os investidores aguardam uma possível conversa entre Trump e o presidente chinês, XiJinping, nas próximas horas, na tentativa de reverter as tarifas de 10% impostas a produtoschineses. Como resposta, Pequim anunciou tarifas retaliatórias de 10% a 15% sobre importações dosEUA e abriu uma investigação contra o Google por suposta violação da legislação antitruste.

“A China tem capacidade para retaliar dura e rapidamente, mas parece ter a intenção dedemonstrar força enquanto evita uma escalada desnecessária para manter suas opções em aberto”,diz Han Shen Lin, diretor para a China no Asia Group.

Enquanto isso, os mercados da China continental, fechados há mais de uma semana devido aoferiado do Ano Novo Lunar, retomam as operações nesta quarta-feira (5).

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +0,72%; 38.798,37 pontosHang Seng (Hong Kong): +2,83%; 20.789,96 pontosXangai Composto (Xangai): fechado devido a feriadoKospi (Seul): +1,13%; 2.481,69 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo