Ações fecham em alta após Trump adiar tarifas

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 6 de março de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta quinta-feira em alta, impulsionados por expectativas de novos estímulos naChina e pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de adiar tarifas paradeterminadas montadoras.

Após o fechamento dos mercados, autoridades chinesas prometeram novas medidas de incentivomonetário e fiscal, incluindo cortes nas taxas de juros e nos depósitos compulsórios, além deações para estimular o consumo.

O apetite por risco na Ásia também foi sustentado pelo anúncio do governo Trump de umaisenção temporária de um mês para montadoras americanas em relação às tarifas de 25%aplicadas sobre produtos do México e do Canadá.

“A decisão do presidente Donald Trump de conceder uma isenção de um mês às Três Grandesmontadoras (Ford, GM e Stellantis) foi uma decepção, considerando as fortes indicaçõesanteriores de seu secretário de Comércio, Howard Lutnick, de que um alívio mais amplo nas tarifasde 25% recentemente impostas sobre as importações do Canadá e do México estava a caminho”,alerta Paul Ashworth, economista da Capital Economics.

“Os fabricantes nacionais estão recebendo apenas um pequeno alívio temporário até que Trumppossa aplicar o martelo tarifário em todos os outros também”, acrescenta.

No setor automotivo asiático, as ações da Honda avançaram 2%, enquanto a Nissan subiu 1,1%em Tóquio. Na Coreia do Sul, Hyundai e Kia registraram ganhos de 1,5% e 2,2%, respectivamente.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +0,77%; 37.704,93 pontosHang Seng (Hong Kong): +3,29%; 24.369,71 pontosXangai Composto (Xangai): +1,17%; 3.381,10 pontosKospi (Seul): +0,70%; 2.576,16 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo