Ações fecham em alta com bitechs liderando o otimismo

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – Os principais índices de ações do mercado dos EstadosUnidos fecharam o pregão em alta, com grandes empresas de tecnologia liderando o desempenhopositivo, enquanto os investidores deixaram de lado a mais recente ameaça tarifária do presidenteDonald Trump.

O mercado permanece volátil, com uma combinação de preocupações com a inflação e ospossíveis impactos econômicos das novas tarifas planejadas por Trump.

Trump anuncia tarifas de 25% sobre aço e alumínio

No domingo, Trump disse a repórteres que pretende anunciar uma tarifa de 25% sobre todas asimportações de aço e alumínio. O presidente não especificou quando essas tarifas entrarão emvigor e afirmou que também aplicará tarifas retaliatórias contra países que taxam importaçõesdos EUA. A medida surge após as tarifas já impostas à China.

A notícia impulsionou as ações de empresas do setor de metais:U.S. Steel subiu mais de3,5%.Nucor teve alta de 5,5%.Cleveland-Cliffs disparou mais de 17%.Alcoa registrou um ganho de 3%.

Enquanto isso, as empresas de tecnologia também avançam. As ações de fabricantes de chipstambém subiram, com uma recuperação no sentimento dos investidores após a forte liquidação dospapéis de tecnologia no final de janeiro, motivada pelo avanço da startup chinesa de inteligênciaartificial DeepSeek.

Nvidia ganhou 3,5%. Broadcom subiu 4,5%. Micron avançou cerca de 4%. Alphabet, Amazon eMicrosoft também registraram altas.

Segundo Fabio Bassi, chefe de estratégia de ativos cruzados do JPMorgan, a volatilidade emtorno da DeepSeek e as preocupações com tarifas não alteram a visão positiva sobre ativos derisco nos Estados Unidos.

“No curto prazo, esperamos volatilidade persistente devido às manchetes sobre tarifas e àpossível aprovação de um projeto de lei em abril nos EUA, mas mantemos a nossa meta de 6.500pontos para o S&P 500 até o final do ano.”

A ameaça de novas tarifas ocorre antes da divulgação de importantes dados econômicos nestasemana: na quarta-feira tem o relatório do Indice de Preços ao Consumidor (CPI) de janeiro; naquinta-feira os dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego e o Indice de Preços ao Produtor(PPI).

Amanhã, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursará no Congresso. O mercadoacompanha esses eventos de perto para avaliar o impacto das tarifas e das políticas econômicas nainflação e nas taxas de juros.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: +0,38%, 44.470,41 pontos

Nasdaq 100: +0,98%, 19.714,3 pontos

S&P 500: +0,67%, 6.066,44 pontos

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo