Ações fecham em alta com esperanças de concessões nas tarifas de Trump

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 5 de março de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidosfecharam o pregão em campo positivo, registrando uma recuperação após perdas consecutivas, àmedida que os investidores esperavam que a isenção concedida às montadoras nas tarifas dopresidente Donald Trump abrisse caminho para mais concessões.

As ações ganharam força depois que a Casa Branca anunciou um adiamento de um mês nas tarifaspara montadoras cujos veículos estejam em conformidade com o Acordo Estados Unidos-México-Canadá.A Stellantis disparou mais de 9%, enquanto a Ford e a General Motors subiram mais de 5% e 7%,respectivamente.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, também afirmou que Trump estava abertoa conceder isenções adicionais nas tarifas.

Os traders acreditam que o governo responderá à pressão do mercado, disse Ross Mayfield, analistade estratégia de investimentos da Baird, acrescentando que a Casa Branca se ajustará rapidamenteà política conforme necessário. Isso reforça ainda mais a confiança dos investidores que pensamdessa forma.

Um forte rali ocorreu na parte da tarde após o anúncio. Cerca de três em cada quatro empresas doS&P 500 encerraram o dia em alta, enquanto o índice Russell 2000, focado em pequenas empresas,avançou cerca de 1%. Ações do setor de tecnologia, como Microsoft e Tesla, também subiram,marcando uma reviravolta após liderarem as recentes quedas do mercado.

No entanto, a incerteza permaneceu, pois Trump disse que os esforços do Canadá para combater ofentanil eram insuficientes durante uma ligação com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.Os três principais índices oscilaram entre ganhos e perdas ao longo da quarta-feira antes doanúncio do adiamento das tarifas para as montadoras, destacando a alta volatilidade do mercadoenquanto os investidores acompanhavam de perto a política tarifária.

As tarifas impostas por Trump e os subsequentes anúncios de retaliação da China, México eCanadá balançaram os mercados nesta semana, com as ações caindo nas duas sessões anteriores.Mesmo com o alívio de quarta-feira, os três principais índices ainda acumulam quedas superiores a1% na semana.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: +1,14%, 43.006,59 pontos

Nasdaq 100: +1,46%, 18.552,7 pontos

S&P 500: +1,11%, 5.842,63 pontos

Darlan de Azevedo ‘- darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo