São Paulo, 23 de maio de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidosfecharam o pregão em queda, depois que o presidente Donald Trump reacendeu temores comerciais,advertindo a Apple e recomendando tarifas mais altas à União Europeia.
As ações da Apple caíram 3% depois que Trump publicou no Truth Social que os iPhones vendidosnos Estados Unidos devem ser fabricados nos país e, se não forem, uma tarifa de pelo menos 25ve ser paga pela Apple. A medida contra a Apple por Trump é a primeira direcionada a uma empresaespecífica em sua rodada de tarifas deste ano.
O presidente também disse que as negociações comerciais com a UE não estão levando a nada erecomendou uma tarifa de 50% direta sobre a União Europeia, a partir de 1º de junho de 2025.
As ações se afastaram das mínimas do dia depois que Eamon Javers, da CNBC, informou que aCasa Branca não interpretou as observações de Trump como uma declaração formal de política.
As ações de Trump ocorrem num momento em que as tensões tarifárias estavam diminuindo. Emabril, Trump implementou tarifas sobre a maioria dos países do mundo, o que abalou o mercado deações e quase colocou o S&P 500 em território de baixa (bear market). O presidente entãosuspendeu as tarifas mais pesadas por 90 dias e firmou alguns acordos preliminares com o Reino Unidoe a China, fazendo as ações se recuperarem. O S&P 500 voltou a ficar estável no ano passado, masvoltou a ficar em território negativo ao final das negociações de sexta-feira.
Os investidores estavam comprando ações com base na especulação de que mais acordos seriamfechados com vários países durante essa pausa de três meses. As ações de Trump na sexta-feirapodem significar que essa esperança estava equivocada.
Tivemos esse vento a favor de desescalada impulsionando o mercado há cerca de seis semanas – eo mercado teve um de seus melhores períodos de seis semanas nos últimos 75 anos – e uma novaescalada da retórica da guerra comercial ameaça isso. Eu não acho que vamos testar novamente asmínimas ou algo assim, a menos que isso realmente se intensifique, mas certamente isso é um passona direção errada do ponto de vista do mercado, disse Ross Mayfield, estrategista de investimentosda Baird.
Em outro setor, as ações da United States Steel dispararam 21% depois que Trump disse no TruthSocial que a empresa formaria uma parceria com a Nippon Steel. No início deste ano, a oferta daempresa japonesa para comprar sua rival americana havia sido bloqueada.
As quedas de hoje se somaram às perdas semanais do mercado. S&P 500, Dow e Nasdaq caíram maisde 2% nesta semana.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: -0,61%, 41.603,07 pontos
Nasdaq 100: -1,00%, 18.737,21 pontos
S&P 500: -0,67%, 5.802,82 pontos
Confira abaixo a variação dos índices na semana:
Dow Jones: -2,43%
Nasdaq 100: -2,47%
S&P 500: -2,62%
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA