Ações fecham em queda com ações do governo Trump em xeque

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – Os principais índices de ações do mercado dos EstadosUnidos fecharam o pregão em queda, em reação ao anúncio do governo Trump sobre a implementaçãode tarifas contra o Canadá e a China, embora os principais índices tenham recuperado parte dasperdas significativas após o presidente Trump declarar que os Estados Unidos adiariam as tarifassobre importações mexicanas por um mês.

As ações de consumo discricionário, que incluem montadoras, foram pressionadas pelos temoresdos impactos das tarifas. O setor de tecnologia também ficou para trás, com as ações da gigantede chips de IA Nvidia, da fabricante do iPhone Apple e da montadora de veículos elétricos Teslaregistrando quedas.

As tarifas, inicialmente programadas para entrarem em vigor na terça-feira, incluem taxas de25% sobre produtos do Canadá e do México e 10% sobre produtos da China. As importações deenergia do Canadá terão uma tarifa menor de 10%.

Após uma ligação na manhã de hoje com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, Trumpanunciou que as tarifas contra o México seriam adiadas por um mês, depois que Sheinbaum concordouem enviar soldados para a fronteira para conter o fluxo de fentanil e migrantes ilegais para osEstados Unidos.

Os investidores esperavam que um acordo semelhante fosse anunciado no último momento, já que opresidente Trump e o primeiro-ministro Justin Trudeau realizaram uma ligação na tarde de hoje.

Ainda acreditamos que tarifas permanentes sobre os aliados dos EUA (Canadá, México) nãoserão uma realidade”, disse Thierry Wizman, estrategista global de câmbio e taxas da Macquarie.”Isso porque concessões são uma maneira ‘mais fácil’ de lidar com os ‘problemas’ de Trump (de umaperspectiva de custo-benefício e teoria dos jogos), e Trump gosta de fazer acordos, acrescenta.

O anúncio das tarifas por Trump no fim de semana inicialmente provocou declarações deretaliação. Trudeau afirmou que seu país imporá tarifas de 25% sobre aproximadamente US$ 107bilhões em produtos fabricados nos Estados Unidos.

O índice do dólar americano recuou, após ter subido anteriormente para negociar perto de seusníveis mais altos em dois anos. No mercado de petróleo, os futuros do West Texas Intermediatereduziram os ganhos após saltarem mais de 2%.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: -0,28%, 44.421,91 pontos

Nasdaq 100: -1,20%, 19.392,0 pontos

S&P 500: -0,76%, 5.994,57 pontos

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo