São Paulo, 7 de março de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta sexta-feira em queda, pressionados por incertezas sobre a políticatarifária do governo Trump, que contribuiu para o enfraquecimento da balança comercial chinesa noprimeiro bimestre. Além disso, os rendimentos dos títulos de longo prazo do governo japonêsatingiram os níveis mais altos desde a crise financeira de 2008.
O movimento nos mercados asiáticos refletiu as perdas em Wall Street, onde as concessõestarifárias anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não foram suficientes paraacalmar os investidores.
Os traders também estavam atentos a dados econômicos dos EUA, que aumentaram os temores de queas políticas de Trump possam prejudicar o crescimento econômico. O Livro Bege do Federal Reserve(Fed, o banco central norte-americano) e o índice de manufatura do Institute for Supply Managementindicaram preocupações com a alta nos custos de insumos devido às tarifas.
Na Ásia, dados alfandegários mostraram que as exportações da China cresceram 2,3% emdólares no período de janeiro a fevereiro em relação ao ano anterior, bem abaixo da projeçãode 5%. Esse foi o ritmo de crescimento mais fraco desde abril do ano passado, quando asexportações avançaram apenas 1,5% no comparativo anual, segundo dados do LSEG.
“O crescimento das exportações desacelerou nos primeiros dois meses de 2025, com aantecipação de tarifas proporcionando um impulso à demanda menor do que o esperado. Essadesaceleração ocorre antes de qualquer impacto significativo das tarifas, que quase certamenteresultarão em quedas acentuadas nos embarques para os EUA em breve. O crescimento das importaçõestambém perdeu força no início deste ano, em linha com sinais mais amplos de que a recuperaçãoda demanda interna impulsionada por estímulos no último trimestre já foi parcialmente revertida”,diz Julian Evans-Pritchard, chefe de economia da China da Capital Economics.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -2,17%; 36.887,17 pontosHang Seng (Hong Kong): -0,75%; 24.185,94 pontosXangai Composto (Xangai): -0,25%; 3.372,55 pontosKospi (Seul): -0,49%; 2.563,48 pontos
Confira abaixo a variação e a pontuação na semana:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,72%Hang Seng (Hong Kong): +5,43%Xangai Composto (Xangai): +1,56%Kospi (Seul): +1,21%
Larissa Bernardes / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA