São Paulo, 7 de fevereiro de 2025 – Os principais índices de ações do mercado dos EstadosUnidos fecharam o pregão em queda, encerrando a semana em baixa, com os investidores preocupadoscom uma combinação de notícias relacionadas a tarifas e inflação.
Os principais índices recuaram ainda mais durante a sessão depois que o presidente DonaldTrump anunciou planos para impor tarifas recíprocas sobre parceiros comerciais. Isso poderiasignificar um aumento generalizado das tarifas para igualar as taxas cobradas dos Estados Unidos.
O mercado já estava instável antes dos comentários de Trump, pois alguns dados econômicosdivulgados anteriormente sobre o sentimento do consumidor e o mercado de trabalho indicaram umaumento da inflação, levando o rendimento do Tesouro de 10 anos a ultrapassar 4,5% no seu pico dasessão.
O índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan caiu para 67,8 em fevereiro,abaixo da expectativa de 71,3 dos economistas consultados pela Dow Jones.
Mais preocupante ainda foi o fato de os entrevistados da pesquisa preverem uma taxa deinflação de 4,3% para o próximo ano, um aumento de um ponto percentual em relação ao mêsanterior, atingindo o maior nível desde novembro de 2023.
Também divulgado na sexta-feira, o relatório de empregos de janeiro mostrou que a taxa dedesemprego caiu de 4,1% para 4% e que os salários médios por hora subiram mais do que o esperado.
A Amazon caiu 4% depois que suas projeções decepcionaram os investidores. A empresa previu umcrescimento de receita de 5% a 9% no primeiro trimestre, o mais fraco já registrado. Essaperspectiva negativa ofuscou os resultados positivos do quarto trimestre. A Alphabet tambémcontinuou caindo após divulgar resultados considerados decepcionantes no início da semana.
“Tivemos algumas decepções em áreas tradicionalmente fortes, como o setor de tecnologia ou ochamado ‘Magnificent Seven’, e por isso estamos vendo uma rotação dos investidores para outrasáreas”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research. “Não acho queestamos caminhando para um mercado de baixa, mas provavelmente para um período de volatilidade edesapontamento de curto prazo.”
Foi uma semana volátil. As ações caíram na segunda-feira depois que Trump anunciou, no fimde semana, tarifas de 10% sobre a China. Ele também propôs tarifas de 25% sobre o Canadá e oMéxico, mas depois as suspendeu. O S&P 500 subiu por três dias seguidos com essa pausa nastarifas, antes de voltar a cair na sexta-feira.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: -0,99%, 44.303,40 pontos
Nasdaq 100: -1,36%, 19.523,0 pontos
S&P 500: -0,94%, 6.025,99 pontos
Confira abaixo a variação dos índices na semana:
Dow Jones: -0,54%
Nasdaq 100: -0,53%
S&P 500: -0,24%
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA