Ações fecham majoritariamente em alta após Trump anunciar pausa em tarifas sobre México e Canadá

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 4 de fevereiro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeufecharam o pregão desta terça-feira majoritariamente em alta, impulsionados por um alívio noimpasse tarifário envolvendo os Estados Unidos e pela análise dos balanços corporativos daregião.

Na segunda-feira, os mercados europeus recuaram após o presidente dos EUA, Donald Trump,anunciar tarifas sobre Canadá, México e China, além de ameaçar novas taxas sobre produtos daUnião Europeia e do Reino Unido. No entanto, o sentimento do mercado melhorou depois que Trumpanunciou uma suspensão de 30 dias nas tarifas sobre México e Canadá, após compromissos de ambosos países para conter o tráfico do opioide fentanil para os EUA.

O economista e estrategista de mercado David Rosenberg afirmou que Canadá e México deveriamter reagido mais firmemente à ameaça de uma tarifa de 25% imposta pelo presidente Donald Trump.”Isso pode acabar sendo um erro”, alertou o chefe da Rosenberg Research.

Em nota aos clientes após a suspensão das tarifas, Rosenberg avaliou que a incerteza comercialenvolvendo os dois países deve se dissipar. “A suspensão de 30 dias é uma piada. Trump não estáaumentando as tarifas e provavelmente nunca iria”, afirmou.

Já a China anunciou na manhã desta terça-feira que aplicará tarifas de até 15% sobrealgumas importações dos EUA, incluindo petróleo bruto, veículos e equipamentos agrícolas, apartir de 10 de fevereiro. Segundo a Reuters, Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, devemconversar em breve, com esforços em andamento para agendar o telefonema.

Entre os destaques corporativos, a fabricante alemã de máquinas Kion Group disparou mais de10% após reportar um aumento anual no lucro ajustado nos resultados preliminares. No setor debebidas, as ações da Diageo recuaram depois que a empresa retirou sua orientação de médio prazoe alertou que tarifas podem prejudicar a recuperação das vendas.

A fabricante alemã de semicondutores Infineon avançou 10,9%, apesar da contração da receitatrimestral, já que o resultado superou as previsões da própria companhia. O banco francês BNPParibas divulgou um crescimento anual de quase 16% no lucro do quarto trimestre, enquanto o UBSreportou um lucro líquido de US$ 770 milhões no período e anunciou um programa de recompra deações de US$ 1 bilhão para o primeiro semestre de 2025.

Já as ações da Ferrari, negociadas nos EUA, subiram 3% após a montadora de luxo apresentarum forte crescimento nos lucros projetados para 2024.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): -0,15%, 8.570,77 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,39%, 21.510,84 pontosCAC-40 (Paris): +0,54%, 7.901,44 pontosFTSE MIB (Milão): +1,38%; 36.719,35 pontosIBEX-35 (Madri): +1,37%, 12.372,80 pontosSMI-20 (Zurique): -0,57%, 12.475,49 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,87%, 6.515,92 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo