São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em alta, mas com os investidores analisandoos efeitos da imposição de tarifas de 25% sobre aço e alumínio.
“A Guerra Comercial 2.0 é diferente em escopo e implementação da Guerra Comercial 1.0 em2018, pois envolve mais países… e inclui todos os principais parceiros comerciais dos EUA quetêm superávits comerciais significativos com os EUA”, afirma Kelvin Wong, analista de mercadosênior da Oanda.
“Os mercados estarão tensos e voláteis com a escalada da guerra comercial e os investidoresprecisam agir com cautela por enquanto e se preparar para possivelmente mais turbulência nomercado”, diz Vasu Menon, diretor-gerente de estratégia de investimento da OCBC.
Houve também a inflação ao consumidor na China, que subiu para uma alta de cinco meses emjaneiro, devido a maiores gastos na preparação para o Ano Novo Lunar, revelaram dados divulgadospelo National Bureau of Statistics no domingo. O índice de preços ao consumidor subiu 0,7% mês amês e 0,5% anualmente em janeiro.
Enquanto isso, o índice de preços ao produtor, que captura o preço no atacado dos produtos,caiu 2,3% em relação ao ano anterior em janeiro. “A inflação medida pelo Indice de Preços aoConsumidor subiu para o nível mais alto em cinco meses no mês passado, impulsionada pelo efeitodefasado da demanda mais forte no trimestre anterior, resultado dos esforços do governo paraestimular o consumo. No entanto, como o impulso do estímulo provavelmente será de curta duração,esperamos que os desequilíbrios estruturais persistentes na economia mantenham a inflação baixaaté 2025 e além”, afirma Zichun Huang, economista para a China da Capital Economics.
O Nikkei do Japão fechou em leve alta, com destaque para indústricas químicas e deeletrônicos. As ações chinesas fecharam em alta, apoiadas por ações de software etelecomunicações. As três maiores provedoras de telecomunicações da China subiram apósincorporarem o modelo da DeepSeek em suas ofertas.
O Kospi sul-coreano fechou em queda, com as siderúrgicas Posco Holdings e Hyundai Steel caindo0,8% e 2,0%, respectivamente, sob efeito das tarifas de Trump. As ações de Hong Kong tiveram asmaiores valorizações, levadas pelo setor de tecnologia.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,04%; 38.801,17 pontosHang Seng (Hong Kong): +1,84%; 21.521,98 pontosXangai Composto (Xangai): +0,56%; 3.322,17 pontosKospi (Seul): -0,03%; 2.521,27 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA