Ações fecham mistas com investidores aguardando decisão do Fed

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 18 de dezembro de 2024 – Os principais índices do mercado de ações europeufecharam o pregão desta quarta-feira em campo misto, em meio à reação dos investidores aos dadosde inflação do Reino Unido e à expectativa pela decisão de política monetária do FederalReserve (Fed, o banco central norte-americano).

O Indice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido avançou para 2,6%em novembro, conforme divulgado nesta manhã, em linha com as projeções do mercado. O Banco daInglaterra (BoE) deve manter as taxas de juros inalteradas em sua última reunião de políticamonetária do ano, marcada para esta quinta-feira.

Nos Estados Unidos, o foco está na decisão de política monetária do Fed, cujo anúncio estáprevisto para as próximas horas. De acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, o mercadoatribui 95% de probabilidade a um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros.

O Fed pode decidir que precisa enviar sinais mais duros (hawkish), já que a inflaçãopermanece acima da projeção do banco central apresentada no gráfico de pontos de setembro e odesemprego continua mais baixo, escreve Brent Donnelly, da Spectra Markets. Se isso se concretizar,ele prevê uma valorização do dólar e argumenta a favor de posições vendidas em euros oudólares australianos contra o dólar americano.

“O Fed será mais hawkish do que o esperado, pois precisa enviar uma mensagem ao mercado em umesforço para recuperar parte da credibilidade no combate à inflação, já que as condiçõesfinanceiras estão extremamente frouxas e a economia está avançando de forma consistente”, afirmaDonnelly.

Além da decisão, os investidores aguardam o Resumo de Projeções Econômicas (SEP, na siglaem inglês) do comitê do Fed e a coletiva de imprensa do presidente Jerome Powell, que devem trazernovos sinais sobre os rumos da política monetária nos próximos meses.

No campo corporativo, as ações da Renault avançaram 5,2% em Paris, impulsionadas por rumoresde negociações de fusão entre a Honda e a Nissan, empresa na qual a montadora francesa éacionista. Apesar de não confirmarem conversas formais, as companhias indicaram estar avaliandopotenciais “colaborações futuras”.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,05%, 8.199,11 pontosDAX-30 (Frankfurt): -0,17%, 20.265,19 pontosCAC-40 (Paris): +0,19%, 7.390,02 pontosFTSE MIB (Milão): +0,25%; 34.400,99 pontosIBEX-35 (Madri): -1,19%, 11.625,80 pontosSMI-20 (Zurique): -0,87%, 11.638,91 pontosPSI-20 (Lisboa): -0,31%, 6.294,78 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo