Ações fecham mistas com investidores analisando questão tarifária entre EUA e China

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 5 de fevereiro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta quarta-feira em campo misto, enquanto investidores aguardavam novosdesdobramentos na disputa comercial entre os Estados Unidos e a China. Na volta do feriado do AnoNovo Lunar, o principal índice acionário chinês, o Xangai Composto, registrou queda de 0,65%.

Na terça-feira, os Estados Unidos começaram a aplicar tarifas de 10% sobre as importaçõeschinesas, e, em resposta, Pequim anunciou que passará a cobrar tarifas de até 15% sobre algunsprodutos estadunidenses, a partir de 10 de fevereiro. Apesar das reações, especialistas apontamque as medidas são mais brandas e que podem abrir caminho para futuras conversas entre os doispaíses.

Embora houvesse a expectativa de uma conversa entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, olíder norte-americano afirmou que “não tem pressa” e que discutirá o tema com o presidentechinês “no momento adequado”.

“As tarifas podem continuar sendo um grande desafio para o renminbi e o mercado de ações daChina, mas acreditamos que ambos terão um ano difícil, independentemente de como as tensõescomerciais se desenrolarem”, diz Thomas Mathews, chefe de mercados para a Ásia/Pacífico da CapitalEconomics.

No Japão, o desempenho do índice Nikkei foi impulsionado pelos ganhos no setor automotivo. AToyota teve um avanço de 3,1%, após revisar suas previsões de lucro para cima, enquanto a Hondadisparou 8,2%, depois que surgiram rumores sobre o fim das negociações de fusão com a Nissan, queviu suas ações caírem 4,9%.

No setor econômico, o índice PMI de serviços da China, calculado pela S&P Global/Caixin,trouxe uma surpresa negativa, ao cair para 51 em janeiro, aproximando-se da linha de 50, que indicaestagnação da economia.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +0,09%; 38.831,48 pontosHang Seng (Hong Kong): -0,93%; 20.597,09 pontosXangai Composto (Xangai): -0,65%; 3.229,49 pontosKospi (Seul): +1,11%; 2.509,27 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo