Ações operam em alta com resultados corporativos e corte de juros do BoE

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 6 de fevereiro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeu operamem alta nesta quinta-feira, com os investidores analisando a divulgação de balanços de empresaseuropeias, e sob efeito da queda nos juros do Banco da Inglaterra (BoE), divulgada hoje mais cedo.

A gigante do transporte marítimo Maersk subiu 9% após superar as expectativas de lucro doquarto trimestre, apesar da previsão de um resultado mais fraco neste ano.

A AstraZeneca prevê mais crescimento nas vendas e nos lucros este ano depois que seusresultados do quarto trimestre superaram as expectativas dos analistas, impulsionados pela altademanda por seus principais medicamentos, que compensou uma ligeira queda nas vendas em um de seusprincipais mercados, a China.

Outra informação que mexe com os mercados europeus foi a fala do secretário do Tesouro dosEUA, Scott Bessent, que disse ontem que, embora Trump queira taxas de juros mais baixas, ele nãopedirá ao Federal Reserve que corte as taxas.Bessent também disse que ele e Trump estavam intensamente focados no rendimento dos títulos doTesouro de 10 anos.

“Certamente esses comentários foram interessantes e talvez um pouco surpreendentes, embora(eles) provavelmente sugiram que Bessent está tendo uma espécie de influência moderadora sobreTrump”, disse Michael Brown, estrategista sênior de pesquisa da Pepperstone.

A decisão do BoE de reduzir os juros foi por conta da expectativa de uma inflação em ritmo dequeda. “Com a inflação abaixo do esperado de dezembro tendo alimentado as expectativas do mercadopara um corte, o Banco da Inglaterra provavelmente sentiu que não tinha outra escolha naquinta-feira, diz Zara Nokes, da JPMorgan Asset Management.

A distribuição de votos – 7 votos para um corte de 0,25 ponto percentual (pp) e 2 para umcorte de 0,50 pp – mostrou alta convicção na chamada, mas essa abordagem não é isenta de riscos,diz a analista de mercado global.

“Embora a atividade econômica esteja claramente desacelerando, as pressões inflacionáriasnão estão. Cortes de taxas podem ser populares no curto prazo, mas, no final das contas, haveráum preço mais alto a pagar mais adiante se a inflação não for erradicada agora”.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus por volta das 9h58 (horáriode Brasília):

FTSE-100 (Londres): +1,61%, 8.762,07 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,90%, 21.780,15 pontosCAC-40 (Paris): +1,17%, 7.962,24 pontosFTSE MIB (Milão): +0,68%; 36.832,80 pontosIBEX-35 (Madri): +0,63%, 12.616,10 pontosSMI-20 (Zurique): +0,21%, 12.605,83 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,65%, 6.565,02 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo