São Paulo, 14 de outubro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeu operamem forte queda na manhã desta terça-feira, com o ressurgimento das preocupações por conta dastensões comerciais entre EUA e China, levando as ações das mineradoras e das montadoras parabaixo.
“Os temores sobre novos atritos comerciais entre as duas maiores economias estãodefinitivamente afetando o sentimento. O que estamos vendo hoje é o mercado preocupado com asperspectivas para a economia global”, disse Fiona Cincotta, analista sênior de mercado da CityIndex.
“(O setor automotivo) nos fornece muitas informações além do que a empresa está vivenciando.Nos dá informações sobre como as tarifas estão impactando o setor, a demanda do consumidor porcompras de alto valor e também pistas sobre como está a demanda em outras regiões. Será um setormuito importante para ficar de olho”, acrescenta.
“Os novos controles de exportação da China sobre materiais de terras raras são uma questãocrítica para a União Europeia”, afirma o chefe comercial da UE, Maros Sefcovic. “Essas medidassão vistas como injustificadas e, claro, causam muitos problemas e complicações para as empresase a indústria europeias”, continua.
“O apetite dos investidores por ativos de alto rendimento diminuiu, com os fluxos de capital sedeslocando para refúgios seguros, como o dólar americano e o iene japonês. Esse comportamentodefensivo naturalmente enfraquece o euro, especialmente considerando seu papel como uma ‘moeda definanciamento’ durante períodos de estresse econômico e incerteza global”, diz Rania Gule,analista sênior de mercados da XS.com.
Mais cedo, houve a divulgação do índice ZEW de confiança do investidor de outubro daAlemanha, que mostrou uma alta para 39,3 pontos. Embora acima do registrado em setembro (37,3pontos), ficou abaixo da previsão de 40,5 pontos.
A melhora no sentimento econômico foi impulsionada pelas expectativas. “Houve uma melhoraacentuada neste mês nos setores voltados para a exportação, como metalurgia, produtosfarmacêuticos, engenharia mecânica e fabricação de equipamentos elétricos”, segundo o ZEW. Osetor automotivo foi um caso atípico, com ligeira queda em seu indicador de sentimento.
Os investidores acompanham o shutdown nos EUA, que entra na segunda semana, sem previsão ouperspectiva de resolução. “À medida que a paralisação do governo dos Estados Unidos continua,sem fim à vista, permanece também o vácuo em termos de estatísticas econômicas oficiais, comdiversos indicadores de outubro agora também sob ameaça, como o payroll, devido aos atrasosinevitáveis na coleta de dados”, afirma Michael Brown, estrategista sênior da Pepperstone.
Entra no radar dos investidores o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, hoje às 13h20(horário de Brasília). “No discurso muito aguardado do presidente do Federal Reserve, JeromePowell, os investidores permanecem cautelosos enquanto se posicionavam para possíveis sinais depolítica monetária, com os mercados já precificando um corte de um quarto de ponto na taxa dejuros neste mês e outro em dezembro”, diz Konstantinos Chrysikos, chefe de relacionamento com ocliente da Kudotrade.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus às 9h50 (horário deBrasília):
FTSE-100 (Londres): -0,39%; 9.405,53 pontosDAX-30 (Frankfurt): -1,25%, 24.082,42 pontosCAC-40 (Paris): -1,01%, 7.854,26 pontosFTSE MIB (Milão): -1,15%; 41.683,43 pontosIBEX-35 (Madri): -0,39%, 15.480,90 pontosSMI-20 (Zurique): -0,49%; 12.423,32 pontosPSI-20 (Lisboa): -0,28%, 8.203,15 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA