Ações passam a ficar mistas com temores que tarifas enfraqueçam a economia

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 5 de março de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos chegaram a operar em queda no início da tarde desta quarta-feira, mas passaram a ficarmistos, com os investidores expressando preocupação sobre os efeitos das tarifas do presidente dosEstados Unidos, Donald Trump, causarem enfraquecimento da economia norte-americana.

“As tarifas do presidente Trump sobre importações do Canadá e do México podem levar adesacelerações na produção da indústria automobilística e até mesmo paralisaçõesgeneralizadas”, sugere Robert Streda, da Morningstar DBRS. Ele acredita que se as interrupções naprodução persistirem por um longo período, isso pode resultar em uma considerável queima decaixa associada e erosão da liquidez e pode colocar pressão adicional nas classificações decrédito de alguns fabricantes de equipamentos originais.

Mas há quem acredite que os temores sejam exagerados. “Os temores de que as tarifas levarão osEUA à recessão podem ser exagerados”, aponta Connor Lokar, da ITR Economics. “O comérciosimplesmente não é uma porcentagem tão grande do PIB dos EUA, e a economia dos EUA é a maior doplaneta”, ele diz, acrescentando que “o tamanho importa”.

Indicadores mais fracos, juntamente com preocupações sobre o impacto negativo das tarifas,estão impulsionando o sentimento de aversão ao risco, enfraquecendo as ações, os rendimentos doTesouro e o dólar. Lokar diz, no entanto, que eventualmente os EUA continuarão a se expandir, “masa incerteza, os preços e as pressões resultantes das taxas de juros tendem a ser um obstáculo àrapidez com que a economia vai crescer”.

Um dos índices que ajudaram na queda das ações foi o relatório da ADP de criação deempregos no setor privado de fevereiro, que ficou em 77 mil novas colocações (ante previsão de140 mil).

As tarifas por si só não são suficientes para prejudicar a economia de forma perceptível,disse Michael Landsberg, diretor de investimentos da Landsberg Bennett Private Wealth Management.Mas quando você considera as tarifas, mais preocupações mais amplas sobre a economia, e um Fedque ainda pode levar seu tempo para reduzir as taxas, é quando você começa a se perguntar se asaltas recordes em ações do início deste ano foram justificadas.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 14h (de Brasília):

Dow Jones: +0,25%, 42.627,45 pontosNasdaq 100: -0,18%, 19.253,0 pontosS&P 500: -0,08%, 5.772,41 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo