Nesta terça-feira, às 10h, acontece o seminário Economia: Tendências & Cenários para 2025, com palestra do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Será o primeiro seminário promovido pela Agência de Notícias DC NEWS. Nele, Campos Neto falará de sua gestão à frente do BC, que terminará em dezembro, e das projeções macroeconômicas para o Brasil e o contexto global. Será realizado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – que mantém a DC NEWS. A instituição irá homenagear Campos Neto com um diploma pelos relevantes serviços prestados ao país no papel de primeiro presidente do Banco Central com mandato autônomo. O evento terá transmissão pelo canal do YouTube da ACSP.
Campos Neto comanda o BC desde fevereiro de 2019. É graduado e mestre em Economia pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) e tem extensa experiência profissional no setor financeiro, tendo ocupado, por mais de duas décadas, cargos e funções de liderança em instituições financeiras, no Brasil e no exterior, como Bozano Simonsen, Claritas, B3 e Santander, onde comandou a Tesouraria Global para as Américas.
Em 2019 lançou a Agenda BC#, um conjunto de ações estratégicas e estruturantes para promover competição, inclusão, transparência, educação e sustentabilidade no sistema financeiro nacional. Entre os destaques da BC# estão a criação do sistema de pagamentos instantâneos Pix, a implantação do Open Banking, que logo transformou-se no atual Open Finance, o projeto-piloto da moeda digital brasileira, Drex, e o incentivo e modernização das ações em microcrédito, cooperativismo, crédito rural, crédito imobiliário e desenvolvimento da agenda verde financeira.
A Agenda BC# rendeu ao Banco Central importantes distinções nacionais e internacionais. O principal destaque tem sido o Pix e seus vários prêmios, reconhecido como modelo de inovação e por seu impacto na promoção de inclusão financeira, competição e transparência. Outras iniciativas, como o Open Finance e o sandbox regulatório, projeto inovador na área financeira e de pagamentos, também foram reconhecidos internacionalmente.
Campos Neto foi eleito pela revista britânica The Banker, do grupo Financial Times, como Central Banker of the Year 2021. Recebeu da revista norte-americana LatinFinance a distinção Central Bank Governor of the Year, nos anos de 2022 e 2023, e nos mesmos anos obteve a nota A da revista europeia Global Finance Magazine em sua avaliação anual de mais de 90 banqueiros centrais. Em 2024, sob sua liderança, a revista Central Banking agraciou o Banco Central do Brasil com o título de Central Bank of the Year.