SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta quarta-feira (4) que acionou a bandeira vermelha patamar 1 para o mês de setembro. A redução do patamar da bandeira vermelha 2, que havia sido anunciada na semana passada, ocorre após a correção de informações do PMO (Programa Mensal de Operação), de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema).
A mudança também ocorre após o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ter dito na manhã desta quarta que havia a possibilidade de revisão da bandeira tarifária. Silveira havia adiantado que o acréscimo nas contas de luz de setembro poderia ser revisto para baixo por causa de erros na decisão que elevou a cobrança.
Diante da alteração, a Aneel solicitou para a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1.
Além disso, a diretoria da agência também definiu que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e cálculo das bandeiras.