Autoridade deve manter Selic em 14,75% na próxima reunião - Ativa Investimentos

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 13 de maio de 2025 – O BC divulgou a Ata da reunião do Copom, com texto bastanteelucidativo sobre o que havia sido explicitado no Comunicado. “Nossa avaliação imediata é que aautoridade não deverá elevar o juro novamente na próxima reunião, interrompendo o ciclo de altada Selic em 14,75%”, comenta Étore Sanchez, da Ativa Investimentos.

O Comitê continuou demonstrando insatisfação com a inflação, sua dinâmica e perspectivas, massugeriu que os canais de transmissão da política monetária impactarão os preços em breve. “Essaconclusão pode ser extraída da linha lógica traçada pelo BC ao descrever que a atividade jámostra sinais de moderação, o crédito atingiu um ponto de inflexão e até mesmo o mercado detrabalho deverá apresentar arrefecimento”.

Segundo Sanchez, com a etapa inicial dos impactos da contração da política monetária jámostrando sinais claros, é natural considerar que a manutenção da taxa de juros em patamarcontracionista será suficiente para que os efeitos se propaguem até a inflação. “Vale salientarque a autoridade destaca que a desancoragem é parte relevante da dinâmica inflacionária e queisso está, em grande medida, associado à política fiscal”, completa.

Na avaliação do especialista, outro trecho interessante está relacionado à discussão sobre obalanço de riscos. “A autoridade optou por não classificá-lo como simétrico, mas informou que osmembros do Comitê se dividiram entre avaliá-lo como levemente assimétrico e neutro. No fim dascontas, o texto foi suficiente para reafirmarmos nossa perspectiva de que o ciclo de alta da Selicserá interrompido em 14,75%”.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo