São Paulo, 7 de março de 2025 – Em um evento ontem (6) à noite, o presidente do Fed Atlanta,Raphael Bostic, indicou que o banco central dos EUA pode precisar esperar até o final da primaveraou verão para ter clareza sobre o rumo da economia antes de ajustar as taxas de juros. Bosticdestacou que a economia está em um estado de “incrível fluxo” devido a uma série de políticasrecentes, incluindo tarifas comerciais, mudanças na política fiscal, imigração e energia. Eleafirmou que é difícil prever como esses fatores se desdobrarão, sugerindo que o Fed deve adotaruma postura paciente.
Bostic mencionou que as tarifas impostas pela administração Trump podem levar a aumentos depreços para os consumidores americanos, que já enfrentam custos elevados. No entanto, ele ponderouque ainda não está claro se isso se traduzirá em inflação mais alta. Além disso, políticascomo a desregulamentação e o incentivo à produção de energia têm aumentado o otimismo dasempresas, mas o impacto geral dessas medidas ainda é incerto. Bostic enfatizou que o Fed precisaráde tempo para avaliar como essas mudanças afetarão a economia.
Os mercados financeiros estão precificando a possibilidade de o Fed retomar os cortes nas taxasde juros já em maio, com mais duas reduções ao longo do ano. No entanto, Bostic sugeriu que obanco central pode esperar até o verão para agir, dependendo de como as políticas atuais sedesenrolarem. Ele destacou que a incerteza sobre o rumo da economia e a sequência deimplementação das novas políticas tornam difícil prever o momento adequado para ajustesmonetários.
O Federal Reserve realizará sua próxima reunião de política monetária em 18-19 de março,quando deve manter as taxas de juros na faixa atual de 4,25%-4,50%. Bostic, que começou o ano comuma postura cautelosa, afirmou que agora está ainda mais inclinado a esperar por sinais clarossobre a direção da economia.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA