São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – “A União Europeia, como uma região econômica forte, poderesponder à possível introdução de tarifas pela administração Trump, mas seu objetivo continuasendo a cooperação com os Estados Unidos”, afirmou o chanceler alemão Olaf Scholz nestasegunda-feira. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.
“Discutiremos ativamente a cooperação com os EUA. Tanto os EUA quanto a Europa se beneficiamdo intercâmbio de bens e serviços. Se a política alfandegária dificultar esse processo, seráruim para ambos. Uma coisa é clara: como uma região econômica forte, podemos definir nossaspróprias condições e responder à política tarifária com política tarifária. Devemos efaremos isso, mas, ao mesmo tempo, nossa perspectiva e objetivo devem ser atuar em prol dacooperação”, disse Scholz durante uma reunião informal de líderes da UE transmitida pelaComissão Europeia.
No sábado, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou ordens executivas para impor tarifassobre produtos do Canadá, México e China. Tarifas de importação de 25% serão aplicadas a todosos produtos do Canadá, exceto para recursos energéticos, que terão uma taxa de 10%. A tarifasobre produtos do México também será de 25%. Já os produtos da China terão tarifas adicionaisde 10%, além das já existentes sobre as importações chinesas nos EUA. As tarifas sobre bens doCanadá entrarão em vigor em 4 de fevereiro.
A UE está preocupada com a possibilidade de Trump retomar políticas protecionistas e, mais umavez, aumentar as tarifas sobre produtos europeus.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA