São Paulo, 13 de dezembro de 2024 – A Bolsa passou a cair puxada por ações de peso comoPetrobras (PETR3 e PETR4) e Vale (VALE3) e com a predominância do risco fiscal nas mesas deoperações, em dia de agenda fraca no exterior. As empresas de proteína animal avançavam.
As ações da Vale (VALE3) recuavam 1,25% e as da Petrobras (PETR3 e PETR4) passaram a cair,respectivamente, 1,11% e 0,78%. B3 (B3SA3) subia 1,26%. Marfrig (MRFG3) +1,29%, JBS(JBSS3) +3,28%,BRF (BRFS3) +0,61% e Minerva (BEEF3)+1,77%.
Às 12h39 (horário de Brasília), o principal índice da B3 caía 0,41%, aos 125.523,92. OIbovespa futuro em dezembro operava em queda de 0,56%, aos 125.580 pontos. O giro financeiro era deR$ 6,6 bilhões. Em Nova York, os índices operavam em alta.
Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, disse que o fiscal pauta o mau humor no mercado.
“O Brasil passa ainda por muita aversão ao risco pautado por movimento de venda de bolsa, altado dólar e alta dos juros e isso, em grande parte, é devido à discussão em torno da questãofiscal. É um risco de flerte com risco de dominância fiscal, um problema grave. Fica claro que éimportante ter o aperto monetário, mas sem o fiscal não vai pra lugar nenhum. É um cenário dopresidente [Lula] com saúde delicada, o que atrapalha a agenda de Brasília, e o Congresso tentandoburlar as medidas medíocres que já foram apresentadas”.
Um outro analista do mercado financeiro disse que “o mercado está fraco e falta de liquidez,Vale e Petrobras puxam o índice pra baixo e a B3 sobe, ação mais negociada na sessão de hoje”.
Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos, disse em boletim matinal que odestaque fica para o IBC-Br.
“O número consolida a visão de início forte do 4T24, principalmente pelo consumo dasfamílias, que segue aquecido pela elevação de renda do trabalho e um crédito ainda robusto,mesmo diante da elevação das taxas de juros. O começo de 2025 deve ser bom também, a projeçãode safra do IBGE está forte e vamos ter reajustes de salário-mínimo, o que deve manter o consumoforte. Copom vai ter um trabalhão pra segurar as expectativas”.
Mas Borsoi destacou que “o mercado deve seguir digerindo as implicações da alta da Selic peloCopom e a perspectiva fiscal desafiadora à frente. Apesar do cenário difícil, a sessão de ontemparece ter tido uma correção muito excessiva. Sendo assim, o Ibovespa deve abrir com viés dealta”.
Mais cedo foi divulgado o Indice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, avançou0,14% em outubro ante setembro, indo a 154,37 pontos. Nos dados sem ajuste sazonal, o IBC-Br atingiu155,95 pontos, ganho de 7,31% na comparação com o mesmo mês de 2024.
De acordo com o Termômetro CMA, a previsão era de queda de 0,35% em outubro ante setembro.
Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA