São Paulo, 13 de dezembro de 2024 – A Bolsa caminha para encerrar a sessão desta sexta-feiraem queda com a cautela dos investidores em relação ao avanço do pacote fiscal no Congresso e coma possibilidade de desidratação. As ações de peso sofrem e B3 se segura.
As ações da Vale (VALE3) recuavam 1,42% e as da Petrobras (PETR3 e PETR4) caíam, respectivamente,0,77% e 0,78%. Itaú (ITUB4) perdia 0,89%.
A B3 (B3SA3) subia 1,07%. Após a derrocada de ontem, Pão de Açúcar (PCAR3) avançava 8,40%.
Às 16h41 (horário de Brasília), o principal índice da B3 caía 0,69%, aos 125.167,40 pontos.O Ibovespa futuro em dezembro operava em queda de 0,82%, aos 125.275 pontos. O giro financeiro erade R$ 16,5 bilhões. Em Nova York, os índices operavam mistos.
Christian Iarussi, especialista em mercado de capitais e sócio da The Hill Capital, entende queo fiscal atira o sossego do mercado e faz o Ibovespa cair, evolvendo os ganhos recentes.
“Um cenário de desafios econômicos e políticos que têm testado a paciência do mercado.Internamente, o mercado olha com desconfiança para o pacote fiscal em discussão no Congresso,considerado frágil e sujeito a desidratações que podem comprometer sua eficácia. O otimismo dopresidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a aprovação do pacote antes do recesso parlamentar érecebido com reservas, dado o histórico de dificuldades políticas e o prazo apertado.Externamente, o cenário também não ajuda. O enfraquecimento das bolsas internacionais e avolatilidade nos preços de commodities, como metais e petróleo, criaram um ambiente adverso quepressionou ainda mais ações de peso, como Vale e Petrobras”.
A ação da Braskem (BRKM5) liderava a queda no Ibovespa de mais de 8%, após o Santanderrebaixar recomendação. O mercado reage com pessimismo, refletindo preocupações com a empresa,que, apesar de ser um grande nome no setor petroquímico, enfrenta desafios em um contexto deaumento de custos financeiros e risco fiscal”, disse Iarussi
Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, disse que o fiscal pauta o mau humor no mercado.
“O Brasil passa ainda por muita aversão ao risco pautado por movimento de venda de bolsa, altado dólar e alta dos juros e isso, em grande parte, em razão da discussão em torno da questãofiscal. É um risco de flerte com risco de dominância fiscal, um problema grave. Fica claro que éimportante ter o aperto monetário, mas sem o fiscal não vai pra lugar nenhum. Aí temos opresidente com saúde delicada, o que atrapalha a agenda de Brasília e o Congresso tentando burlaras medidas medíocres que já foram apresentadas”.
Um outro analista do mercado financeiro disse que “o mercado está fraco e com falta deliquidez, Vale e Petrobras puxam o índice pra baixo e a B3 sobe, ação mais negociada na sessãode hoje”.
Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA