Bolsa fecha em leve alta, em um pregão curto, apesar da forte queda de Petrobras

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 5 de março de 2025 – A Bolsa encerrou em alta leve em um pregão encurtado nopós-carnaval e com volume reduzido, apesar da queda forte da Petrobras (PETR3 e PETR4).

Em contrapartida, as ações da Vale (VALE3) e do setor financeiro tiveram boa performance, maso destaque positivo ficou para Embraer (EMBR3). As tarifas impostas pelo governo de Donald Trump aoMéxico, Canadá e China foram monitoradas.

As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) caíram 4,60% e 3,64% em razão do recuo do petróleo nomercado internacional. A Vale (VALE3) subiu 0,79%.

O principal índice da B3 subiu 0,20%, aos 123.046,85 pontos. O Ibovespa futuro com vencimentoem abril caiu 0,15%, aos 124.705 pontos. O giro financeiro foi de R$ 19,56bilhões. Em Nova York, osíndices fecharam em alta.

Marcelo Boragini, especialista em renda variável da Davos Investimentos, disse que “mesmo com aforte queda da Petrobras, o Ibovespa consegue operar em terreno positivo no pós-carnaval, em umasessão encurtada e com volume financeiro mais baixo. A Petrobras reflete o recuo do petróleo porconta do aumento acima do esperado dos estoques de petróleo e da Opep ter anunciado que vai retomara produção. O grande destaque de alta fica para a Embraer [ON, +8,79%], que liderou os ganhos [doIbovespa] com o anúncio de que vai aumentar a atuação no mercado mexicano. Outra alta fica para aAmbev [ON, + 4,58%] pelo fato de o mercado acreditar que as vendas [de bebidas] no carnaval vão sermelhores que a expectativa”.

Alan Martins, analista técnico da Nova Futura Investimentos, disse que a Petrobras pesa noIbovespa.

“A Bolsa está fraca por conta da Petrobras. Se não fosse ela, a bolsa subiria mais porqueoutros setores avançam como financeiro. Os DIs caem e dóalr na mínima. O petróleo melhorou umpouco, mas chegou a cair mais de 4%, principalmente após os estoques de petróleo [subiu 3,6milhões de barris para R$ 433,8 mi de barris na semana encerrada de 28 de fevereiro] muito acima doesperado. A negociação entre os EUA e Ucrânia está avançando, inclusive em relação aosminerais. Hoje p volume está reduzido”.

Virgilio lage, especialista da Valor Investimentos, disse que “a bolsa no zero a zero com omercado refletindo as tarifas comerciais impostas pelo Trump para México, Canadá e China, porém oBrasil se beneficiou nesse curto prazo, tendo em vista que não foi afetado no primeiro momento. Asações da Petrobras impedem que o índice avance”.

Armstrong Hashimoto, operador de renda variável da Venice Investimentos, disse que no radar dosinvestidores “está o tema das tarifas impostas pelo governo Trump. Lá fora o mercado tenta aliviarum pouco após dois dias de aversão ao risco. Por aqui, a agenda [de indicadores] é fraca. Omercado espera pelo grande dado da semana, o payroll (relatório de emprego) nos EUA na sexta-feira[07]”.

Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo