Bolsa fecha em queda, refletindo movimento de correção

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 28 de janeiro de 2025 – A Bolsa fechou em queda. O movimento desta terça refletiu orecuo expressivo do setor de mineração e energia.

O principal índice da B3 caiu 0,64%, aos 124.055,50 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento emfevereiro recuou 0,70%, aos 124.615 pontos. O giro financeiro foi de R$ 16,2 bilhões. Em Nova York,os índices fecharam em alta.

Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos, o mercado passa porrealização e fica a expectativa com os resultados corporativos.

“A bolsa cai com realização, depois de forte alta ontem. O volume é baixo, com projeção de R$14 bilhões para o fechamento. Em relação ao corporativo, o setor de bancos tem boa performance, eexiste expectativa positiva para os resultados, que começam logo. Na contramão, mineração esiderurgia caem, com Vale puxando bastante o setor, sob impacto de declarações vindas dos EstadosUnidos em relação à questão das tarifas e um relatório do Citi trazendo a expectativa de que ademanda por aço ou por minério na China diminua. Hoje a Vale divulga seu relatório de produção[após o fechamento do mercado]. Outra notícia que chamou bastante atenção do mercado foi daPetrobras em que a defasagem de preço [gasolina e diesel] estaria grande com os níveisinternacionais, e que a empresa pretende ajustar, principalmente o do diesel. O papel chegou atrabalhar em alta, mas está relativamente para baixo. Tem muitos rumores. Ainda no corporativo saiuuma notícia que o governo era favorável à fusão da Azul com a Gol, e os papéis chegaram asubir”.

Gabriel Mota, operador de renda variável da Manchester Investimentos, disse que o movimento decorreção, peso da Vale e exterior.

“Após a alta de ontem, hoje temos correção e a Vale também pressiona o índice pelo peso nacomposição do Ibovespa. Depois que saiu o lote da Cosan, a gente achou que ela [a mineradora]fosse andar, mas o cenário continua bem negativo. Em termos de fundamento, estamos otimistas, masde preço não. A Petrobras estava positiva e virou, o que também pesa. Tudo está voltado para ocenário global na questão da Inteligência Artificial, com o Deepseek no radar e as tarifas deimportação do Trump”.

Paulo Holland e Soraia Budaibes (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo