Bolsa opera de lado em meio à alta dos DIs, Focus mais negativo e fiscal no radar

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 16 de dezembro de 2024 – A Bolsa opera de lado, em uma pressão mais morna, em meioà alta na curva de juros e um boletim Focus mais negativo. A votação do pacote fiscal fica noradar. As ações atreladas ao dólar sobem.

Mais cedo, o Focus mostrou que a previsão para a inflação medida pelo IPCA em 2024, subiu de4,84% para 4,89%; para o dólar avançou de 5,95% para 5,99%, e a projeção de alta do PIB aumentoude 3,39% para 3,42%. A estimativa para a Selic em 2025 subiu de 13,50% para 14,00%.

As ações da Suzano (SUZB3) e Klabin (KLBN11) subiam 2,33% e 1,86%.

O principal índice da B3 caía 0,06%, aos 124.526,33 pontos. O Ibovespa futuro com vencimentoem dezembro recuava 0,32%, aos 124.595 pontos. O giro financeiro era de R$ 7,1 bilhões. Em NovaYork, os índices operavam em alta.

Ricardo Leite, head de renda variável da Diagrama Investimentos disse que a alta na curva dejuros, entrevista de ontem do Lula e o boletim Focus fazem preço hoje.

“Como essa curva de juros está com pressão muito forte devido à desancoragem da inflação,os grandes fundos- institucionais nacionais e estrangeiros- acabam ajustando o risco da carteira derenda variável. Com isso todas as ações sofrem uma pressão vendedora um pouco acima do comum. Émais um movimento técnico para esse ajuste do que qualquer outra coisa”.

Mais cedo, em boletim matinal, Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos,informou que a agenda é cheia com decisão de política monetária de vários bancos central,principalmente dos Estados Unidos.

“Por aqui, temos a ata do Copom, RTI e votações do Orçamento de 2025 e pacote fiscal noCongresso. A abertura deve ser pautada pelo boletim Focus, principalmente pelos sinais dereancoragem das expectativas de inflação, após choque de juros do Copom na semana passada. Aperformance das bolsas no exterior sugere abertura negativa do Ibovespa”.

Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo