São Paulo, 5 de fevereiro de 2025 – O Ibovespa e o Ibovespa futuro abriram estáveis e operam emperto do zero, com o impasse comercial entre Estados Unidos e China ainda no radar dos investidores.O mercado também segue atento às sinalizações do governo em relação ao cenário fiscalbrasileiro, dados relativos à atividade econômica do País, além de balanços corporativos. Láfora, serão divulgados os números da Ford e aqui, a temporada do quarto trimestre e doconsolidaddo de 2024 começou com Santander Brasil, antes da abertura, e terá Itaú Unibanco apóso fechamento.
Em entrevista a emissoras de rádios de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silvagarantiu que o governo leva a questão da inflação a sério e que o governo controlará inflaçãoe procura solução para preços dos alimentos. O presidente afirmou que está realizando uma sériede reuniões com membros do governo e entidades para tentar solucionar a questão dos preços altos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, faz reunião, às 10h, com o presidente Luiz Inácio Lula daSilva e com bancos públicos. Às 12h, recebe o deputado Hugo Motta, presidente da Câmara dosDeputados, e depois, vai ao Congresso Nacional.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o preço dos alimentos tende a baixar, devidoa uma super safra prestes a ser entregue e aos dois Planos Safras já lançados pelo governofederal. As declarações ocorreram em conversa com jornalistas após um encontro com a bancada doseu partido, o PSD, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 4.
Os investidores também digerem os dados da produção industrial brasileira, que recuou 0,3% emdezembro ante novembro, terceiro mês consecutivo de queda. Em relação a dezembro de 2023, aindústria cresceu 1,6% em sua produção, sétimo mês seguido de expansão. Os dados são do IBGE.
Nos EUA, ontem, Trump afirmou não ter “pressa” para conversar com o presidente da China, XiJinping, um dia após ter dito que pretendia falar com o líder chinês dentro de 24 horas.Perguntado pela imprensa se haveria uma reação à retaliação de tarifas anunciadas por Pequim, opresidente se limitou a responder que “está tudo bem”.
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmar tarifas de 25% sobre produtos doMéxico e Canadá e 10% sobre importações da China, o governo chinês aumentou em 15% as tarifassobre carvão e gás natural liquefeito (GNL) dos EUA, além de elevar em 10% as taxas sobrepetróleo bruto, maquinário agrícola e alguns automóveis.
As taxações impostas pela China ainda podem ser revertidas. O governo chinês pode decidir adiarou cancelar as tarifas antes que entrem em vigor em 10 de fevereiro. A investigação contra oGoogle pode ser concluída sem penalidades, e a China pode continuar aprovando exportações dosminerais controlados. Isso sugere que Pequim ainda busca margem de negociação com os EUA, tentandoevitar uma escalada comercial irreversível.
Às 10h23 (horário de Brasília), o principal índice da B3 subia 0,09%, aos 125.325,53 pontos. OIbovespa futuro com vencimento em fevereiro avançava 0,08%, aos 125.560 pontos. O giro era de R$494,6 milhões. Em Nova York, os índices futuros operavam em queda. As ações da Vale (VALE3) caem0,03% e as da Petrobras (PETR3; PETR4) operavam em quedas de 0,41% e 0,40%, respectivamente. Osbancos do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander sobem, após balanço do último divulgado na manhãde hoje.
Em boletim matinal, a Levante comenta: “Em um dia de agenda econômica mais fraca e com Brasíliaretomando lentamente as atividades após o recesso de janeiro, dois fatores chamam a atenção dosinvestidores: os resultados das empresas, tanto brasileiras quanto internacionais, e o jogo dexadrez das tarifas entre Estados Unidos e seus principais parceiros comerciais. (…) O maisestressante para os mercados são as idas e vindas do governo de Donald Trump nesse assunto. Trumpusa técnicas de negociação para confundir e enfraquecer os demais países. Em alguns momentos eleafirma que vai impor tarifas para depois mudar de ideia e conceder mais prazo, tentando com issoobter mais vantagens. Isso dificulta a formulação de estratégias por parte dos investidores, eaumenta tanto a volatilidade quanto a percepção de risco do mercado, elevando os prêmios paraaplicações de prazo mais longo. E pode ter um impacto profundo sobre os resultados das empresasamericanas. Muitas delas, especialmente as industriais, estabeleceram linhas de suprimentos quedependem de fornecedores não americanos, em especial da China, do México e do Canadá.”
“A incerteza em relação às tarifas reduz a previsibilidade dos resultados e pode forçar essascompanhias a trazer suas operações para dentro dos Estados Unidos, que é o que os eleitores deDonald Trump desejam. No entanto, isso altera margens e rentabilidade, com impactos ainda nãototalmente medidos nos preços das ações.”
No caso do resultados, o Banco Santander Brasil (SANB11) iniciou a temporada de balanços do 4T24 ebanco anunciou um lucro líquido de 3,855 bilhões de reais, alta de 74,9 por cento na comparaçãocom o mesmo período de 2023. A alta foi de 5,2 por cento em relação ao 3T24.
No acumulado do ano, o lucro foi de 13,872 bilhões de reais, alta de 47,8 por cento em relação a2023. O retorno sobre o patrimônio líquido da instituição subiu 5,3 pontos percentuais em 12meses, atingindo 17,6 por cento.
“Os bons resultados do Santander podem melhorar o humor dos investidores, pois permitem prevernúmeros positivos para as empresas abertas brasileiras no quarto trimestre”, opina a Levante.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA