'Brasil tem como ajudar', diz presidente em discurso no Diálogo Brasil-África

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 19 de maio de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na abertura doencontro com as delegações do segundo Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combateà Fome e Desenvolvimento Rural, nesta segunda-feira, no Palácio Itamaraty, disse que o seu governoconseguiu tirar o país da fome e que espera contribuir para os temas que serão discutidos noevento.

“A partir dos resultados deste encontro, faremos outra reunião com os ministros que viajaram comvocês, com a Embrapa, para compartilhamento das experiências”, disse o presidente brasileiro.

“Imagina se o dinheiro que Israel usa para matar crianças na Faixa de Gaza fosse usado paraproduzir alimentos?”, discursou. “Sejam bem-vindos ao Brasil, tirem proveito dessa visita ao Brasil,porque dessa visita tem que sair algo diferente do que está acontecendo mundo hoje. O Brasil temcomo ajudar.”

Lula disse que a região do Cerrado brasileiro tornou-se uma região produtora após investimentosem ciência e que incentiva empresários a investirem na produção de alimentos no continenteafricano.

“Nós conseguimos tirar o brasil do mapa da fome em 2013. Quinze anos depois, eu volto àpresidência e haviam 33 milhões de pessoas no mapa da fome. Só não se preocupa com a fome quemnunca passou fome.”

Lula disse que lembrou da criação da Unilab ((Universidade da Integração Internacional daLusofonia Afro-Brasileira) e do plano de formar estudantes africanos e destacou a reunião comAngola, que acontecerá durante o evento.

O MInistério das Relações Exteriores informou que, de 20 a 22 de maio, será realizado o IIDiálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Oevento reforça a prioridade da política externa brasileira em fortalecer as relações com ospaíses africanos, pautada em laços históricos, valores compartilhados e cooperação baseada nasolidariedade e respeito mútuo.

O Diálogo ocorre após o sucesso da primeira edição, realizada em 2010, e tem como objetivoprincipal promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências bem-sucedidas para aprofundar acooperação do Brasil com a África e fortalecer a produção alimentar local nos paísesafricanos. Busca, além disso, favorecer a reflexão sobre as experiências brasileiras no setoragrícola à luz das observações das delegações africanas.

O encontro reunirá mais de 40 delegações de países africanos, além de representantes deorganismos internacionais, de bancos multilaterais de desenvolvimento, instituições de pesquisa,organizações e cooperativas da agricultura familiar e entidades do setor privado.

A programação prevê visitas de campo no entorno de Brasília (20/5), abordando temas comoagricultura familiar, sistemas de integração, saúde do solo, acervo genético de hortaliças,bioinsumos, reuso de esgoto e comercialização, e em Petrolina, no Vale do São Francisco (21/5),sobre tecnologias para convivência com a seca, rebanho resistente, agricultura irrigada efruticultura tropicalizada.

Em 22/5, será realizado Diálogo de Alto Nível, com painéis sobre sistemas agroalimentaressustentáveis e resilientes, pesquisa, desenvolvimento e inovação, Aliança Global Contra a Fome ea Pobreza e políticas públicas, e financiamento.

Entre os principais objetivos do II Diálogo estão incluídos: o compartilhamento de experiênciasem produção agropecuária e aquícola; a troca de conhecimentos e tecnologias; o debate sobre opapel das políticas públicas eficazes, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE(Programa Nacional de Alimentação Escolar); a discussão sobre pesquisa e inovação; avalorização da agricultura familiar e da sustentabilidade; a identificação de novasoportunidades de cooperação técnica; a exploração de alternativas de financiamento einvestimentos; a apresentação dos objetivos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O evento propiciará fortalecimento da cooperação bilateral e multilateral, promoção docompartilhamento de conhecimentos adaptáveis e fomento de parcerias sustentáveis entre o Brasil eos países africanos.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo