São Paulo, 19 de maio de 2025 – O Comitê de Orçamento da Câmara dos Representantes dosEstados Unidos aprovou neste domingo (18) o pacote orçamentário defendido pelo presidente DonaldTrump, apelidado por ele de “Beautiful Bill”. A proposta foi aprovada por margem apertada – 17 votosa favor e 16 contra – e deve seguir para votação no plenário da Casa ainda nesta semana, segundoa Associated Press.
De acordo com a agência, o projeto estende de forma permanente os cortes no imposto de rendaimplementados durante o primeiro mandato de Trump, em 2017. Também inclui reduções temporáriasde taxas aplicadas sobre gorjetas, horas extras e juros de financiamentos de veículos – medidas quebuscam beneficiar trabalhadores e estimular o consumo.
Outro ponto central do pacote, segundo a AP, é o aumento expressivo nos gastos com segurançanas fronteiras e com defesa, o que reforça temas centrais da campanha de reeleição do presidenterepublicano.
Ainda de acordo com a Associated Press, a proposta enfrentou resistência interna no PartidoRepublicano. Na primeira tentativa de votação, na sexta-feira (16), cinco republicanos seposicionaram contra o texto – um por motivos processuais e os demais por preocupações com oimpacto fiscal da medida. O Comitê para um Orçamento Federal Responsável, grupo apartidário defiscalização fiscal, estima que o pacote poderá adicionar cerca de US$ 3,3 trilhões à dívidapública dos EUA ao longo da próxima década.
Em meio às críticas, Trump utilizou as redes sociais para pressionar seus aliados noCongresso. “Parem de falar e ajam logo”, escreveu o presidente na sexta-feira, em mensagem publicadano X (antigo Twitter), conforme noticiado pela Associated Press.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA