Candidato de Bolsonaro em Fortaleza tem maior popularidade digital entre 11 capitais

Uma image de notas de 20 reais
As vantagens do atual ocupante do Edifício Matarazzo são maiores entre os evangélicos, os homens e aquelas pessoas com menor renda
Crédito: Divulgação ACSP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O deputado federal André Fernandes (PL), que disputa a eleição em Fortaleza, é o candidato a prefeito com a maior popularidade digital em 11 capitais pesquisadas, aponta levantamento da Quaest. O candidato foi o único entre os avaliados que obteve nota máxima em todos os critérios de avaliação.

O desempenho garantiu ao bolsonarista 82,9 pontos no IPD (Índice de Popularidade Digital), analisado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest e que que varia de 0 a 100. Em Fortaleza, o senador Eduardo Girão (Novo) está na segunda colocação no índice, com 62,1 pontos. O prefeito José Sarto (PDT) completa o pódio com 45,7 pontos.

O IPD é calculado por meio de algoritmo que coleta e processa 175 variáveis das plataformas X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. O período avaliado foi de 1º de julho a 10 de agosto.

Para a nota final do IPD, são consideradas cinco dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Fernandes atinge a pontuação mais alta em todas as dimensões. O candidato tem um alto número de seguidores —que continua a crescer— e um grande volume de buscas por seu nome nas redes sociais. As interações com o conteúdo postado são amplamente positivas, o que reflete o grande número de compartilhamentos das publicações.

A estratégia digital de Fernandes, que parece emular a de outros candidatos bolsonaristas, tem tido sucesso nas redes sociais e destaca o candidato entre todos os avaliados.

Fernandes era youtuber e ficou conhecido por vídeos apoiando o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ocorrido em 2016. Ele usou a plataforma para apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) em 2018 e conseguiu se eleger deputado estadual no Ceará no mesmo ano. Em 2022, se elegeu deputado federal.

Eduardo Girão, que ficou conhecido durante a CPI da Covid-19 por defender a atuação de Bolsonaro na pandemia, permanece em suas postagens com a defesa de pautas bolsonaristas, como o impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

José Sarto, atual prefeito, apresenta um volume grande de buscas pelo seu nome online e boa conversão dessas buscas em seguidores e comentários positivos. No entanto o pedetista tem dificuldade em convencer quem o segue a compartilhar o material publicado.

Capitão Wagner (União Brasil), derrotado por Sarto no segundo turno em 2020, aparece em sequência com índices parecidos aos do prefeito: alta procura, boa conversão em seguidores, mas poucos compartilhamentos.

O candidato do PT, Evandro Leitão, tem bom crescimento de seguidores também, mas não é tão buscado nas redes. Ele enfrenta o mesmo problema que os adversários quanto à compartilhamentos e engajamento.