São Paulo, 13 de maio de 2025O cenário externo mostra-se adverso e particularmente incerto, informa a ata do Comitê dePolítica Monetária. “O choque de tarifas e o choque de incerteza, apesar de todas as tentativas demensuração, ainda são de impacto bastante incerto. As camadas de incerteza envolvem a própriadeterminação da política tarifária norte-americana, a resposta tarifária dos demais países àpolítica tarifária norte-americana, a resposta das firmas a tais políticas, com possíveisimpactos em cadeias globais de produção, e a resposta dos consumidores às mudanças de preços”.
Segundo a ata, o cenário então se apresenta com incerteza muito maior, o que já tem provocadomudanças nas decisões de investimento e consumo.”Ainda é cedo para concluir qual será a magnitude do impacto sobre a economia doméstica, que, porum lado, parece menos afetada pelas recentes tarifas do que outros países, mas, por outro lado, éimpactada por um cenário global adverso”.
Além disso, acrescenta o documento as condições financeiras globais que prevalecerão serãoparticularmente importantes, em ambiente com incertezas econômicas e geopolíticas amplificadas. Ocenário-base do Comitê nas últimas reuniões já contemplava dois eixos: um aumento da incertezae uma deterioração do cenário de crescimento global, com desaceleração gradual e ordenada daeconomia norte-americana. Ambos os vértices se deterioraram e se aprofundaram.
A incerteza se materializou muito maior do que esperado e se prevê, agora, uma desaceleração naeconomia norte-americana mais acentuada do que era esperado. Outro desenvolvimento relevanterefere-se aos dilemas enfrentados pela política monetária norte-americana resultantes dos efeitosda política tarifária, com concomitante aumento do nível de preços e redução no ritmo decrescimento da atividade.
O Comitê reforçou que o compromisso dos bancos centrais com o atingimento das metas é umingrediente fundamental no processo desinflacionário, corroborado pelas recentes indicações deciclos cautelosos de distensão monetária em vários países e a ênfase na ancoragem dasexpectativas.
“Como usual, o Comitê focará nos mecanismos de transmissão da conjuntura externa sobre adinâmica de inflação interna e seu impacto sobre o cenário prospectivo”, pontua a ata.Reforçou-se, ademais, que um cenário de maior incerteza global e de movimentos cambiais maisabruptos exige maior cautela na condução da política monetária doméstica.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA