Cenário para inflação continua desafiador

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 13 de maio de 2025 O cenário prospectivo de inflação segue desafiador em diversasdimensões. A informação faz parte da ata da reunião realizada nos dias 6 e 7 de maio e divulgadahá pouco

“As expectativas de inflação, medidas por diferentes instrumentos e obtidas de diferentes gruposde agentes, mantiveram-se acima da meta de inflação em todos os horizontes, tornando o cenário deinflação mais adverso”, indicou a ata.

A desancoragem das expectativas de inflação é um fator de desconforto comum a todos os membros doComitê e deve ser combatida, frisou o documento. Foi ressaltado que ambientes com expectativasdesancoradas aumentam o custo de desinflação em termos de atividade. “O cenário de convergênciada inflação à meta torna-se mais desafiador com expectativas desancoradas para prazos maislongos. Na discussão sobre o tema das expectativas de inflação, a principal conclusão obtida ecompartilhada por todos os membros do Comitê foi de que, em ambiente de expectativas desancoradas,exige-se uma restrição monetária maior e por mais tempo do que outrora seria apropriado”.

Segundo a ata, o cenário de inflação de curto prazo segue adverso. A inflação de serviços, quetem maior inércia, segue acima do nível compatível com o cumprimento da meta, em contexto dehiato positivo. “Com relação aos bens industrializados, o movimento do câmbio para níveis maisdepreciados pressionou preços e margens, já materializado em elevação dos preços no atacado eagora se refletindo nos preços no varejo. Os preços de alimentos mantêm-se elevados e tendem a sepropagar para outros preços no médio prazo em virtude da presença de mecanismos inerciais daeconomia brasileira. Para além das variações dos itens, ou mesmo das oscilações de curto prazo,o Comitê se deteve na análise de que os núcleos de inflação têm se mantido acima do valorcompatível com o atingimento da meta há meses, corroborando a interpretação de uma inflaçãopressionada pela demanda”.

Prospectivamente, o Comitê seguirá acompanhando o ritmo da atividade econômica, fundamental nadeterminação da inflação, em particular da inflação de serviços; o repasse do câmbio para ainflação, após um processo de maior volatilidade da taxa de câmbio; e as expectativas deinflação, que se mantêm desancoradas e são determinantes para o comportamento da inflaçãofutura. Enfatizou-se que os vetores inflacionários seguem adversos, como resiliência na atividadeeconômica e pressões no mercado de trabalho, expectativas de inflação desancoradas e projeçõesde inflação elevadas. Tal cenário prescreve uma política monetária em patamarsignificativamente contracionista por período prolongado para assegurar a convergência dainflação à meta.

Dylan Della Pasqua / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo