Chefe de IA da deixará fabricante de chips após saída do CEO

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – A saída de Justin Hotard é a mais recente mudança dealto nível na Intel, à medida que a empresa enfrenta dificuldades para reestruturar seusnegócios.

O chefe de operações de data center e inteligência artificial da Intel está deixando o grupopara assumir a liderança da fabricante europeia de equipamentos de telecomunicações Nokia,marcando mais uma grande mudança na liderança da fabricante de chips, que luta para reformularseus negócios.

Justin Hotard, que ingressou na Intel em fevereiro do ano passado, sucederá Pekka Lundmark comoCEO da Nokia a partir de 1º de abril. O executivo, que anteriormente foi vice-presidente executivo egerente-geral de computação de alto desempenho, IA e laboratórios na Hewlett Packard (HP),liderava os esforços da Intel para lucrar com a inteligência artificial.

Um porta-voz da Intel informou que Karin Eibschitz Segal foi nomeada chefe interina da unidadede data center e inteligência artificial. Com quase duas décadas de experiência em funções deprodutos, sistemas e infraestrutura, Segal atuava recentemente como gerente-geral da IntelValidation Engineering.

A mudança ocorre em um momento em que a Intel tem ficado atrás de concorrentes como a Nvidiana corrida pela IA. O ex-CEO Pat Gelsinger investiu em um plano ambicioso e custoso para expandir aconstrução de novas fábricas, na tentativa de alcançar os concorrentes.

Essa estratégia acabou sendo responsabilizada pela perda de US$ 150 bilhões em valor demercado desde que Gelsinger assumiu o cargo de CEO em 2021, enquanto a Nvidia ganhou US$ 3 trilhõesno mesmo período. As ações da Intel caíram mais de 55% nos últimos 12 meses.

Gelsinger se aposentou abruptamente como CEO da Intel em dezembro. A empresa nomeou o diretorfinanceiro David Zinsner e Michelle Johnston Holthaus, gerente-geral da divisão de computaçãopara clientes da Intel, como co-CEOs interinos. Dias depois, a Intel adicionou dois veteranos daindústria de chips ao seu conselho.

As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo