São Paulo, 13 de maio de 2025 – A Comissão Tarifária do Conselho de Estado da China confirmounesta terça-feira a entrada em vigor de uma nova rodada de cortes em tarifas adicionais sobreprodutos importados dos Estados Unidos. A medida, já antecipada em negociações anteriores, seráimplementada a partir de 14 de maio, à 0h01 no horário de Pequim.
Segundo comunicado oficial publicado pelo Escritório da Comissão, a tarifa adicionalatualmente em vigor de 34% será reduzida para 10%. Além disso, a aplicação de outra tarifa extrade 24% será suspensa por um período de 90 dias. O texto também determina a suspensão de medidasprevistas em regulações anteriores que tratavam de sobretaxas aplicadas a produtosnorte-americanos.
A decisão foi tomada com base na Lei de Tarifas da República Popular da China, na LeiAduaneira e na Lei do Comércio Exterior, além de fundamentos do direito internacional. O ajustefoi aprovado pelo Conselho de Estado chinês.
De acordo com o governo, a mudança busca “implementar o importante consenso alcançado nasnegociações econômicas e comerciais de alto nível entre China e Estados Unidos”, realizadas noúltimo fim de semana na Suíça.
Na avaliação de Pequim, a redução tarifária atende aos interesses de produtores econsumidores dos dois países e é benéfica para o fluxo comercial sino-americano. O governochinês também apontou que a medida pode contribuir positivamente para a economia global.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA