Cia assina protocolo de intenções para projeto de transmissão Serra Dourada (BA)

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 30 de janeiro de 2025 – A Isa Energia Brasil informou que assinou protocolo deintenções com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico(SDE). A manifestação tem o objetivo de viabilizar o desenvolvimento do Projeto Serra Dourada,fruto do Leilão de Transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevêimplantação de cerca de 1.000 quilômetros de linhas de transmissão, vai gerar aproximadamente 6mil postos de trabalho e R$ 3.2 bilhões de investimento (conforme CAPEX previsto pela Aneel).

“O Projeto Serra Dourada é o maior investimento atual em transmissão no estado e está entre osmaiores investimentos privados do país. Esse empreendimento promoverá um importante benefíciosistêmico ao Oeste baiano, superando gargalos existentes que atualmente já restringem a operaçãode algumas usinas solares e eólicas e limitam o potencial de desenvolvimento de novas usinas naregião. Além disso, permitirá a instalação de indústrias e projetos de mecanização deimportantes cultivos agrícolas, como algodão e soja, que refletirão positivamente na economia doEstado nas próximas décadas e ativamente contribuem com a transição energética nacional”,afirmou Dayron Urrego, diretor de projetos da Isa.

O Vale do São Francisco e o Oeste baiano serão beneficiados com um importante aporte ao setorelétrico da região, com a viabilização de novos pontos de conexão para escoamento do potencialde geração de energia renovável na Bahia, assim como a melhoria da confiabilidade elétrica queatende os municípios e indústrias da região.

O prazo Aneel para a energização do empreendimento é setembro de 2029. As obras contarão com 17canteiros no Estado, que serão mobilizados logo após a emissão da licença para a instalação,prevista para meados de abril de 2025.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo