São Paulo, 15 de maio de 2025 – A incorporadora Cyrela Brazil Realty reportou lucro líquido de R$328 milhões no primeiro trimestre de 2025 (1T25), alta de 23% na comparação com o primeirotrimestre do ano anterior. O lucro por ação da companhia atingiu o montante de R$ 0,89. Esse valorse compara a R$ 0,71 no mesmo período de 2024 e a R$ 1,35 no trimestre anterior.
A receita líquida no período subiu 24% e totalizou R$ 1,95 bilhão, na mesma base de comparação.A margem bruta foi de 32,5%, avanço de 1,1 pp ante 1T24. “Mesmo diante de um cenário de maiorincerteza, mantivemos a disciplina na gestão de despesas, corroborando para esse resultado”,destacou a empresa, referindo-se à expansão nos principais indicadores financeiros.
O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE, na sigla em inglês) da construtora alcançou 20,9% nosúltimos 12 meses, “refletindo a continuidade da trajetória decrescimento com rentabilidade e geração de valor para nossos acionistas”, disse a companhia.
No trimestre, a empresa teve geração de caixa de R$ 71 milhões, uma queda de 45% quando comparadoao mesmo intervalo do ano anterior. “”Mesmo com o aumento do tamanho das operações, a companhiaobteve geração de caixa positiva de R$ 71 milhões, reduzindo seu índice de endividamentolíquido em relação ao patrimônio líquido para 9,3%”, comentou.
De acordo com a companhia, a dívida bruta com juros a pagar somava R$ 6,0 bilhões, 1% maior que ovisto no trimestre anterior. O saldo de financiamentos em moeda nacional representava 39% do totalda dívida (sem juros a pagar) e registrou aumento de 3% no trimestre.
A dívida líquida da Cyrela, por sua vez, era de R$ 917 milhões ao final do trimestre, alta de 24%na comparação anual e 7% inferior a do 4T24.
A alavancagem, medida pela relação dívida líquida por patrimônio líquido, era de 9,3% noperíodo, 0,5 ponto percentual (pp) maior que o visto no mesmo intervalo de 2024.
A administração da Cyrela ressaltou que a empresa apresentou um desempenho positivo no primeirotrimestre do ano, com evolução nas principais métricas operacionais em relação ao mesmoperíodo de 2024. “Lançamos 18 empreendimentos no trimestre, com um VGV total de R$ 3,4 bilhões,representando um crescimento de 183% em relação ao 1T24. As vendas totalizaram R$ 2,1 bilhões,aumento de 34% sobre o primeiro trimestre de 2024. A velocidade de vendas se manteve em patamarsaudável, de 52,6%, ratificando a boa aceitação dos clientes pelos produtos Cyrela.”
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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