Cia cria Fundo de Bioeconomia em parceria com a Régia Capital

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 6 de fevereiro de 2025 – A Petrobras informou que estruturou um Fundo de Impacto paraProjetos Socioambientais de Bioeconomia e Soluções Baseadas na Natureza (Fundo Petrobras deBioeconomia) em conjunto com a Régia Capital, gestora focada em investimentos e soluçõesfinanceiras sustentáveis, que é fruto de uma parceria estratégica entre JGP e BB Asset.Inicialmente, a Petrobras destinou R$ 50 milhões para o Fundo e fundos geridos pela Régia Capital,mais R$ 50 milhões.

Trata-se de investimento socioambiental voluntário da Petrobras em complemento às demaisiniciativas de Responsabilidade Social da companhia. O Fundo visa apoiar projetos socioambientais noBrasil, com o objetivo de transformá-los em negócios sustentáveis de impacto positivo em largaescala, preservando o capital alocado pela Petrobras e alavancando essas iniciativas. A Petrobraspretende reinvestir os retornos financeiros para que os projetos ganhem escala em benefíciossocioambientais.

A seleção dos projetos priorizará iniciativas em áreas consideradas críticas para a açãoclimática e a preservação da biodiversidade; ações em áreas com pressão de desmatamentoiniciativas com impacto positivo na geração de emprego e renda; projetos com potencial para gerarcréditos de carbono de alta integridade; e créditos de biodiversidade e recomposição de fauna eflora.

O Fundo Petrobras de Bioeconomia é um dos primeiros do Brasil a adotar o modelo de Impact LinkedCompensation, que alinha os incentivos financeiros aos objetivos de sustentabilidade. Ou seja, ataxa de performance do fundo varia de acordo com a taxa de impacto socioambiental dos projetos.

O Fundo também conta com uma governança própria para a seleção de projetos, que consideraindicadores de impactos econômicos, sociais e ambientais. Com esses mecanismos financeirosinovadores, o Fundo tem o objetivo de se tornar um hub escalável de suporte para o desenvolvimentodo setor de bioeconomia brasileiro.

A escolha da Régia Capital como gestora do Fundo Petrobras de Bioeconomia ocorreu por meio de umprocesso competitivo que recebeu proposta de diversas instituições. A Régia Capital é umaplataforma de investimentos sustentáveis, criada pela JGP e pela BB Asset.

Segundo o comunicado, a criação do Fundo está alinhada ao Plano Estratégico 2050 e ao Plano deNegócios 2025-2029 da Petrobras, que incluem diretrizes para a promoção de ações deconservação e restauração ambiental em todo o território brasileiro.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo