São Paulo, 15 de maio de 2025 – A Petrobras e a Suzano formalizaram contrato de fornecimento degás natural para todas as unidades da companhia no estado de São Paulo, com a migração das cincofábricas paulistas para o ambiente livre de comercialização. A parceria com a Suzano, uma das dezmaiores consumidoras de gás natural do Brasil e uma das principais clientes desse segmento, marca oinício da atuação da Petrobras no mercado livre no estado.
O movimento faz parte de um processo de migração para o mercado livre, iniciado em 2024 pelaSuzano, a partir das unidades localizadas no Espírito Santo e Maranhão. O acordo reforça aestratégia da companhia de buscar permanentemente uma maior eficiência energética e torna asunidades Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes, Suzano e Rio Verde ainda mais competitivas.
“A migração para o mercado livre no estado de São Paulo é um passo estratégico para fortalecernossa competitividade e eficiência energética, e reforça nosso compromisso em fomentar um mercadode gás natural mais flexível, dinâmico e competitivo no Brasil”, afirma a gerente executiva deSuprimentos da Suzano, Viviane Lichtenstein.
Para a Petrobras, a concretização dessa parceria representa a confirmação da competitividade dosprodutos Petrobras no gás natural e a criação de oportunidades para o fornecimento de soluçõesenergéticas de baixo carbono para empresas do parque industrial do Brasil, importante agenda noplanejamento estratégico da companhia.
O mercado industrial consumidor de gás natural em São Paulo é o maior do país e, assim,concentra grandes oportunidades em termos de colocação do gás natural da Petrobras, como apossibilidade de captura de sinergias entre Petrobras e clientes, melhores condições eflexibilidades para o atendimento das demandas dessas indústrias e, por fim, maior competitividadepara o setor, analisa o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras,Maurício Tolmasquim.
Somente para garantia de oferta do insumo, a Petrobras prevê US$ 7 bilhões em projetos paraampliar as infraestruturas e capacidade de oferta de gás nacional que contribuirão para reduzir adependência das importações de gás natural. A empresa também tem oferecido contratos maisflexíveis, com diferentes modalidades de prazo e indexadores, permitindo que os clientes optem peloportfólio mais adequado às suas necessidades.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA