Cia está atenta ao cenário de Brent mais baixo, mas nossa estratégia de longo prazo está mantida-CFO

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São Paulo, 13 de maio de 2025 – Em teleconferência de resultados do 1T25, o diretor financeiro(CFO), Fernando Melgarejo, disse que o capex previsto no Plano Estratégico da Petrobras estámantido, mas que a companhia está atenta ao cenário de Brent mais baixo e citou algumas açõespara minimizar os impactos.

“A companhia está atenta ao cenário de Brent mais baixo, mas nossa estratégia de longo prazoestá mantida”, ressaltou o CFO, explicando que o plano estratégico da Petrobras prevê um VPLpositivo em cenários de até US$ 45 por barril. “Nosso plano é robusto, mas estamos atentos àmudanças no cenário dentro da nossa indústria.”

As medidas mencionadas pela diretoria da Petrobras incluem minimizar efeitos inflacionários comotimização de gastos, mitigar impacto de preços menores no fluxo de caixa livre e reavaliaçãode campos maduros e repriorização de projetos com maiores retornos.

Em relação ao capex, Melgarejo disse que a redução para US$ 4,1 bi, de US$ 5,7 bi no 4T24,confirma o que foi dito na teleconferência do trimestre anterior, de que a Petrobras antecipouinvestimentos. E no 1T25, o capex foi materializado em diversas entregas, como plataformas emconstrução, interligações de poços e sondas em operação.

O executivo disse que a dívida bruta está dentro do limite previsto no plano de negócios dacompanhia e decorre principalmente da entrada do FPSO Almirante Tamandaré.

Claudio Romeo Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados, lembrou da mudança deestratégia de preços da Petrobras, há dois anos, que considera diversas variáveis, comentou quepara as três reduções do diesel consideraram, além da variação cambial, fatores como adecisão de aumento da produção pela Opep.

Em maio de 2023, a Petrobras anunciou que deixava de obedecer obrigatoriamente a política deparidade internacional do petróleo, que tinha como referência o dólar e o mercado exterior. Aestatal informou ainda que os reajustes continuariam sendo feitos sem periodicidade definida eevitando repassar variação de preços por causa das mudanças nos mercados internacionais. Com amudança, a Petrobras buscava mais flexibilidade para praticar preços competitivos e manter umpatamar de preço para garantir a realização de investimentos.

A companhia passou a adotar em sua estratégia comercial referências como “custo alternativo docliente” e “valor marginal para a Petrobras”. O custo alternativo do cliente considera as principaisalternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos,enquanto o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade, levando emconsideração a produção, importação e exportação do produto ou dos petróleos utilizados norefino. A Petrobras disse que, no novo modelo, iria considerar a participação da companhia e opreço competitivo em cada mercado e região.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

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