CMEC realiza 4ª edição do WeForum. Evento compõe agenda do Brics. Expectativa é gerar R$ 50 mi em negócios

Uma image de notas de 20 reais
Ana Claudia Badra Cotait: "Vamos conectar mulheres de todo o mundo"
(Bruna Lencioni)
  • Ana Claudia Badra Cotait: "“Essa edição do WeForum vai mostrar o crescimento do empreendedorismo feminino e conectar mulheres de todo o mundo"
  • Ela também disse que é importante discutir as dificuldades e o papel da mulher que empreende no mercado global e buscar soluções
Por Bruna Lencioni

[AGÊNCIA DC NEWS]. A mulher empreendedora, suas dores enquanto empresárias e as oportunidades de negócios dentro e fora do país. Esses são os temas centrais em um evento que acontece amanhã (26) e quinta durante a 4º edição do WeForum 2025 – Women Entrepreneur Forum (Fórum da Mulher Empreendedora) no Teatro Sesi Minas, em Belo Horizonte (MG). A organização é do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) – órgão da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). A expectativa dos organizadores é durante o Encontro de Negócios o giro alcance os R$ 50 milhões para os setores de moda, alimentos e bebidas, fármacos e cosméticos.

Nesses dois dias haverá painéis com representantes do Brasil e de fora, que vão falar sobre tendências, inclusão, inovação, liderança e consumo no âmbito da mulher que empreende. Considerado um dos grandes encontros de empreendedorismo feminino no mundo, o evento faz parte da agenda da WBA no Brasil, sigla em inglês para a “Aliança Empresarial de Mulheres do Brics.” O Brics é formado pelos seguintes países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esta frente do Brics quer promover o empoderamento e a participação das mulheres na economia, proporcionando oportunidades de negócios para empreendedoras com líderes empresarias internacionais de diversos países, inclusive dos cinco países emergentes que integram o Brics.

Com o objetivo de promover a inclusão e a cooperação entre empresas lideradas por mulheres por meio da colaboração, o WeForum terá uma programação voltada para estimular conexões, gerar parcerias, fomentar negócios e acesso a recursos financeiros, reforçando o compromisso com a diversidade. Um dos focos desta edição é fomentar a participação das mulheres no mercado internacional. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que apoia o WeForum, criou, em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais, uma iniciativa que inspira, promove, qualifica, apoia e potencializa as exportações de empresas lideradas por mulheres.


O relatório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do ano de 2023 – o último divulgado com dados de mulheres que exportam – mostrou que apenas 14% das empresas exportadoras tinham preponderância de mulheres nos seus quadros societários. No relatório do ano passado, o Ministério replica o dado de 2023 e explica ações que o governo tem realizado para fomentar as exportações entre mulheres, entre elas o Elas Exportam. “Essa edição do WeForum vai mostrar o crescimento do empreendedorismo feminino e conectar mulheres de todo o mundo”, disse Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC. Ela afirmou que este evento vai trazer uma dimensão da realidade da mulher empreendedora em vários países. “Isso nos permite trocar experiências e gerar novas oportunidades de negócios”, disse. Para a presidente, é importante discutir as dificuldades e o papel da mulher que empreende no mercado global para entender o cenário fora do Brasil e buscar soluções.

Escolhas do Editor

No dia 26 o evento será aberto pelas representantes do WeForum, associação que reúne as seguintes entidades: Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME), grupo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e CMEC da CACB. A primeira a falar será Mônica Monteiro, presidente do Brics WBA Brasil e presidente do Fórum Industrial da Mulher Empresária da CNI, seguida por Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da CACB, Eliana Waleria de Souza Costa, diretora-adjunta do Instituto de Transporte e Logística (ITL) e Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae.

Em seguida, Romeu Zema, governador do estado de Minas Gerais, falará para os participantes dando início às sessões, que contarão com as presenças de Alfredo Cotait Neto, presidente da Facesp e CACB, Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio de Minas Gerais, além do Sesc e Senac, e Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), entre outras autoridades. No dia 27, a programação seguirá com Sessões onde serão apresentados diversos temas como internacionalização, indústria criativa, consumo, energia, IA e logística. Confira a programação completa clicando neste link: https://www.cmecmulher.com.br/weforum25.

APOIADORES – Outras entidades apoiam o evento, como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI), Sistema Fecomércio-MG, Sebrae, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e governo federal.

Voltar ao topo