São Paulo, 14 de maio de 2025 – Em reunião realizada nesta terça-feira (14/05), o Comitê deMonitoramento do Setor Elétrico (CMSE), deliberou pela recomendação de antecipação do iníciodo suprimento de energia de empreendimentos termelétricos contratados no Leilão de Reserva deCapacidade (LRCAP) de 2021. A medida tem como objetivo reforçar a segurança do atendimentoeletroenergético nacional a partir de agosto de 2025.
O Ministério de Minas e Energia tomou essa decisão com foco na segurança energética do país,sempre de forma técnica e preventiva, afirmou o ministro Alexandre Silveira, por mensagem, enquantoregressa ao Brasil após integrar a comitiva do presidente Lula em missão oficial à China e àRússia.
O CMSE também tratou da situação do subsistema Sul, que apresenta nível de armazenamentoinferior aos demais do Sistema Interligado Nacional (SIN). Para mitigar os riscos, o comitêrecomendou ao ONS a intensificação de ações junto aos agentes para reduzir as defluênciasmínimas de usinas hidrelétricas nas bacias da região Sul. Além disso, o ONS deverá maximizar atransferência de energia elétrica a partir dos demais subsistemas, podendo despachar geraçãotermelétrica próxima ao centro de carga, com o objetivo de elevar os limites do intercâmbio deenergia para o subsistema Sul, ou substituir esse despacho por outros recursos energéticoscompetitivos locais.
Informações Técnicas:
Condições Hidrometeorológicas: Em abril, a passagem frequente de frentes frias pelo paísfavoreceu a ocorrência de precipitação nas bacias localizadas na região Sudeste, na calhaprincipal do Paraná, na bacia do rio Madeira e nos trechos de cabeceira dos rios Araguaia, Xingu eTapajós, com totais superiores à média climatológica. Nas demais bacias com relevanteparticipação hidrelétrica do SIN, os totais de precipitação observados foram inferiores àmédia.
Em relação à Energia Natural Afluente (ENA), no decorrer de abril, foram observados valoresabaixo da média histórica para todos os subsistemas. Foram verificados 84%, 64%, 31% e 79% daMédia de Longo Termo (MLT) para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste e Norte,respectivamente.
Já em maio, no cenário mais positivo, as previsões são: 82%, 58%, 45% e 62% da MLT, nesta ordem,para o Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Para o SIN, os resultados apontam paracondições de afluência de 71% da MLT, sendo o 17º menor patamar para um histórico de 95 anos.
Ainda em maio, de acordo com o cenário menos favorável, a indicação é de uma ENA abaixo damédia histórica para todos os subsistemas. A previsão para o Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordestee Norte é de 82%, 23%, 45% e 61% da MLT, respectivamente. Para o SIN, o estudo aponta condiçõesde afluência prevista de 66% da MLT, sendo o menor valor para o mês de um histórico de 95 anos.
Energia Armazenada: Em abril, foram verificados armazenamentos equivalentes de 70%, 40%, 77% e 97%no Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. Para o SIN, o armazenamento foi deaproximadamente 71%.
Para o último dia de maio, a expectativa é de 70%, 31%, 73% e 98% da EARmáx, considerando ocenário inferior para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente.No cenário superior, há a previsão de 70%, 35%, 74% e 98% da EARmáx, considerando a mesma ordem.Para o SIN, os resultados devem ser de 69% da EARmáx, para o menos favorável e 70% para o maisfavorável.
Expansão da Geração e Transmissão: A expansão verificada em abril de 2025 foi de 89 MW decapacidade instalada de geração centralizada de energia elétrica, de 525 km de linhas detransmissão e de 125 MVA de capacidade de transformação. Assim, no ano de 2025, até abril, aexpansão totalizou 2.049 MW de capacidade instalada de geração centralizada, 676 km de linhas detransmissão e 1.185 MVA de capacidade de transformação.
O CMSE, na sua competência legal, continuará monitorando, de forma permanente, as condições deabastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do país, adotando as medidas para agarantia do suprimento de energia elétrica. As definições finais sobre a reunião do CMSE de hojeserão consolidadas em ata devidamente aprovada por todos os participantes do colegiado e divulgadaconforme o regimento.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA