Comissão recomenda que cidadãos armazenem suprimentos para 72 horas

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 26 de março de 2025 – A Comissão Europeia sugeriu nesta quarta-feira (26) que oscidadãos dos países membros armazenem suprimentos essenciais para pelo menos 72 horas, como partede uma nova estratégia de preparação para crises. A medida está incluída na “Estratégia deUnião de Preparação” lançada pelo órgão em conjunto com o Alto Representante da UE, que visareforçar a capacidade do bloco de prevenir e responder a ameaças emergentes. As informações sãoda agência de notícias “Sputnik”.

“Entre os principais objetivos da estratégia está incentivar o público a adotar medidaspráticas, como manter reservas de itens essenciais por no mínimo três dias em situações deemergência”, informou a Comissão em comunicado. A iniciativa também prevê a inclusão de aulassobre preparação para crises nos currículos escolares e a criação de um “Dia de Preparação daUE”.

Além disso, a proposta busca fortalecer a cooperação civil-militar através da realizaçãode exercícios regulares de preparação em toda a União Europeia, envolvendo forças armadas,serviços de proteção civil, polícia, equipes de segurança, profissionais de saúde e bombeiros.

Segundo a Comissão, as medidas têm como objetivo melhorar a capacidade da população europeiade enfrentar desastres naturais, emergências médicas como a pandemia de Covid-19, além depossíveis cenários de conflito militar. A estratégia reflete as lições aprendidas com crisesrecentes e segue o exemplo de países como Alemanha e Finlândia, onde estoques domésticos deemergência já são uma prática comum.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo