Confiança da Indústria cai 1,3 ponto em janeiro

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 29 de janeiro de 2025 – O Indice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE caiu1,3 ponto em janeiro, para 98,4 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,5ponto, para 98,9 pontos.

“A confiança da indústria inicia o ano em queda refletindo cautela dos empresários quanto àsexpectativas futuras e desaceleração nos indicadores de presente. Apesar dos estoques seguirem emníveis satisfatórios, a percepção sobre a demanda é pior entre as categorias de uso. Asexpectativas reforçam a ideia de que o início de 2025 pode ser diferente, em ritmo mais fraco doque foi observado no ano anterior. O cenário macroeconômico de taxa de juros em alta e o câmbiodesvalorizado pode representar um novo desafio para o setor industrial, após um ano de bonsresultados”, comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

Em janeiro, houve queda da confiança em 10 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Sondagem.O resultado reflete relativa estabilidade nas avaliações sobre a situação atual e piora nasexpectativas em relação aos próximos meses. O Indice Situação Atual (ISA) subiu 0,1 ponto, para100,9 pontos. O Indice de Expectativas (IE) recuou 2,7 pontos, para 95,9 pontos.

Camila Brunelli / Safras NewsCopyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo